22 de abril de 2010

O SOLO NA VISÃO ECOLÓGICA



Foto: Darci Bergmann

                                                                                                                                  Por Darci Bergmann

         A Terra era um planeta em chamas. Levou milhões de anos para esfriar e outros tantos para formar a camada sólida chamada de litosfera. A parte dessa camada, assentada sobre as rochas e exposta ao ar, forma o solo que varia em espessura e fertilidade de acordo com vários fatores desde a sua gênese. Entre esses fatores estão a variação de temperatura, a ação das raízes e do gelo. Denomina-se intemperismo o conjunto desses processos atmosféricos e biológicos que atuam sobre as rochas e sobre o solo. Alguns autores chamam a isso de meteorização. Para se ter uma idéia da ação biológica, basta reparar nas manchas formadas pelos líquens sobre as pedras. A maioria dos vegetais se desenvolve nessa camada de solo, assim como a teia de vida representada pelas demais espécies, formando a biodiversidade. O conjunto água, ar, solo, sol e seres vivos, com as temperaturas adequadas e reguladas por mecanismos de equilíbrio, permitem a Vida tal como a conhecemos. Portanto, percebe-se que todos os elementos agem e reagem entre si.
       Os solos classificam-se de acordo com os usos. Para uns, os solos são vistos como bases para a expansão das cidades, rodovias e fábricas, não importando a fertilidade natural e o teor de matéria orgânica. O solo, então, passa a ser uma base, um leito, que deve ser bem compactado para receber uma estrutura sobre ele construída. Outros o vêem para a produção agropastoril e florestal Aí o solo deve ser poroso, com bom teor de matéria orgânica. Se compactado, água e ar não circulam bem e as raízes tem dificuldade de retirar os nutrientes minerais. Ainda há os que procuram utilizá-lo como matéria prima mineral, transformando os solos argilosos em produtos cerâmicos. A areia é um componente mineral de muitos solos. Quando pura é usada na construção civil e entra na composição dos vidros.

        Na visão ecológica, o solo é visto como algo vivo onde todos os elementos se harmonizam - a matéria mineral interage com os seres vivos. Quem anda sobre um gramado ou numa área arborizada, não tem idéia da quantidade de seres vivos que habitam o solo sob os seus pés. São milhões de indivíduos de milhares de espécies, cada uma com função no conjunto. Mas essa visão harmoniosa do solo foi sendo substituída pelo imediatismo produtivista. O aumento populacional e a demanda por alimentos e matéria-prima levaram ao mau uso do solo. As queimadas, a monocultura, o revolvimento excessivo com arados e grades, deixaram o solo exposto à ação das chuvas e da radiação solar. A conseqüência foi erosão e o assoreamento dos cursos d‘água. O avanço das cidades deu-se, na maioria das vezes, com a perda de terras férteis. Outras vezes, as matas que protegiam os solos em regiões mais íngremes, foram suprimidas em função de cultivos anuais, com grandes perdas. Em alguns casos só restaram as rochas, pois tudo o que havia sobre elas foi arrastado pela erosão. A explicação é sempre a mesma: a população humana aumenta e é preciso produzir. Com a destruição do solo ou o seu empobrecimento, novas áreas foram sendo incorporadas aos sistemas agropastoris, aumentado a fronteira agrícola. Máquinas potentes drenaram os banhados, substituíram a mão-de-obra braçal. O surgimento da agroquímica e o modelo de produção chamado revolução verde, a partir de 1960, foi concebido para o aumento da produtividade na agricultura. A agricultura já não era mais a mesma. Aquela tradicional e familiar não tinha como competir com o novo modelo ditado pela modernidade e pelo conhecimento científico, que deveria gerar mais renda. Mas o surto da modernidade na agricultura também desencadeou enormes problemas ambientais, como se pode perceber. Atualmente buscam-se alternativas de produção menos impactantes, que preservem o solo, os mananciais de água e a biodiversidade. Várias experiências bem sucedidas mostram que isso é possível.

Um comentário:

Érica Sena disse...

Oi Darci, td bem? Vim retribuir a visita e acabei postando um post seu..
http://pensareco.blogspot.com/2010/05/o-solo-na-visao-ecologica-darci.html

Muito bom!! Parabéns pelo trabalho,
abs,
Érica Sena