12 de agosto de 2014

Ipê-roxo, uma das árvores mais lindas da Terra.


Ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus). A espécie é árvore
símbolo de São Borja*                 

Por Darci Bergmann

Na maior parte do ano ele parece discreto. Quando floresce ele esbanja encantamento. Assim é o ipê-roxo, que é por muitos considerada uma das árvores mais lindas dentre as milhares de espécies florestais. 

Uso no paisagismo

Por ser uma espécie rústica, de boa resistência aos ventos e de rara beleza quando em flor, o ipê-roxo está cada vez mais presente em parques, praças, ruas, nas margens de rodovias e arboretos em geral. 
Na arborização urbana, evitar o plantio sob as redes de energia elétrica e também em passeios públicos com menos de 2,50 m de largura. 
Ainda com relação aos passeios públicos, recomenda-se que a muda de ipê-roxo seja plantada em cova de pelo menos 0,50 m x 0,50 m x 0,50 m. A distância do centro da cova deve ser de no mínimo 0,50 m do cordão.
Ipê-roxo próximo ao trevo de acesso à cidade de
São Borja. Este e mais outras centenas foram plantados
pela ASPAN - Associação Sãoborjense de Proteção ao
Ambiente Natural, em 1995.

Nomes populares e nomenclatura científica

Os nomes populares variam conforme a região: ipê-roxo-da-mata, pau-d´arco, cabroé, etc. Na Argentina é denominado lapacho-rojo.  
Uma das espécies de ipê-roxo mais conhecidas e com ampla dispersão no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina é a denominada Handroanthus heptaphyllus (Vell.) Mattos, família Bignoniaceae. Alguns botânicos denominam a mesma espécie de Tabebuia heptaphyllus ou ainda Handroanthus avellanedae. Em documentos mais antigos é citado como Tabebuia avellanedae. 
Ipês ao longo da BR 472, em São Borja-RS. Plantio feito por
voluntários da ASPAN, em 1995.


Nas propriedades rurais, os ipês estão cada vez mais presentes.
*Nota: Conforme lei municipal nº 1.022, de 26 de Setembro de 1980, a espécie ipê-roxo (Tabebuia avellanedae) foi declarada árvore-símbolo de São Borja-RS, projeto de lei do então vereador Darci Bergmann.


Nenhum comentário: