13 de setembro de 2011

Florada dos ipês anuncia primavera*

Foto: Darci Bergmann
Ipês na BR 472, entre os trevos de acesso à São Borja. Plantio feito pela ASPAN
Foto: Darci Bergmann


Os ipês floridos transformam a paisagem urbana de São Borja, na região Fronteira-Oeste do Estado. Conforme lei que vigora desde setembro de 1980, o ipê-roxo é a árvore-símbolo do município. Além de milhares de exemplares da espécie também podem ser encontrados, em grande número, ipês-amarelos, que florescem na mesma época. A lei foi iniciativa do ambientalista Darci Bergmann, que na época exercia o mandato de vereador. Ele explica que a escolha do ipê-roxo, ocorreu, entre outras razões, em função da beleza da árvore e do porte apropriado para as áreas urbanas e os acessos.

Sob coordenação técnica da Associação São-borjense de Proteção ao Ambiente Natural (Aspan), já foi atingida a meta do plantio de 10 mil exemplares na zona urbana e em áreas próximas. Em muitos casos, as árvores não sobreviveram e o ambientalista recomenda replantio. O grande sonho de Darci Bergmann é formar túneis de ipês nos principais acessos à cidade, nas BRs 285, 287 e 472, além do acesso à Ponte da Integração, que liga São Borja à Santo Tomé, na Argentina.

*Matéria transcrita do Correio  do Povo, edição de 05 de setembro de 2011, seção Cidades, exceto as fotos.
_________________________________________________________________________Nota do blog: A matéria acima foi feliz em focar a beleza da cidade de São Borja e da zona rural. Particularmente sinto-me grato à cidade e ao povo que me  acolheu, desde 1974. Que a beleza das flores dos ipês eternize a minha gratidão. Foram milhares de mudas dessa e de outras espécies de árvores nativas que plantei nessas terras. Um dia mais pessoas vão se encantar com as cores da natureza ao longo das estações do ano.
 A lei municipal que tornou a espécie ipê-roxo árvore-símbolo de São Borja é a 1.022, de 26 de setembro de 1980.  

Nenhum comentário: