27 de março de 2015

Semeadores alados

A gralha-picaça é excelente semeadora de várias espécies vegetais.
Foto: Darci Bergmann, São Borja-RS, Brasil

Por Darci Bergmann*

   Várias espécies de aves nos inspiram curiosidades e admiração. Os sabiás, por exemplo, tem o dom de um canto maravilhoso, com variações melódicas que lhe dão fama. Além de bons cantores, esses pássaros agem como semeadores de florestas. Apreciam frutas silvestres do tipo bagas, como aquelas das canelas, camboatás, do exótico cinamomo, entre outras. Promovem a disseminação de árvores e arbustos, proporcionando maior diversidade de plantas, mesmo em monoculturas, como as de eucaliptos.
    No meu sítio, estou promovendo o plantio diversificado de espécies florestais e os pássaros proporcionam ajuda inestimável. Eles trazem sementes de outras espécies, enriquecendo a floresta por mim iniciada. Alguns fatores atraem os pássaros, tais como outras árvores e arbustos para pouso, não serem enxotados pelos humanos, não realização de queimadas, etc. Capoeiras em estágios diversos também atraem, porque nelas já existem abrigo e arbustos que lhes permitem ficar fora do alcance de predadores. Em pouco tempo, os resultados começam a aparecer: aroeiras, taleiras, pitangueiras, carvalinhos, os já citados canelas e camboatás, são algumas das muitas espécies propagadas pelos pássaros. A lógica da natureza nem sempre é compreendida pelos humanos.

    É bom sempre repetir. Por questão de segurança, a maioria das espécies de aves prefere construir seus ninhos em locais onde a vegetação é mais densa, numa altura que varia entre um e quatro metros. Aquilo que para nossa espécie parece não ter valor, para as aves e outros animais pode ser a condição de sobrevivência. Daí a importância das capoeiras. Com o passar do tempo, árvores de maior porte podem ali se desenvolver, especialmente as que precisam de sombra quando jovens. Precisamos mais florestas nativas para proteger os nossos solos da erosão e conservar nossos mananciais de água.Nós humanos deveríamos aprender com os pássaros. Eles retribuem as dádivas da natureza com o plantio de diversas espécies de plantas. Enquanto isso, alguns humanos ainda teimam em destruir capoeiras e florestas, sem conhecer o real valor dessas formações vegetais, tão importantes para a nossa própria sobrevivência. Até quando?
____________________________________
Nota: O artigo original Semeadores alados,de minha autoria, foi publicado no boletim Voces, edição fevereiro de 1996, Santo Tomé, Argentina. O texto neste blog foi atualizado com pequenas alterações.

Nenhum comentário: