27 de junho de 2024

A CONTAMINAÇÃO POR PLÁSTICO

Darci Bergmann

      O plástico tem algumas aplicações que o tornam vantajoso em relação a outros materiais. No entanto, o seu uso exacerbado está comprometendo as cadeias biológicas. Os resíduos microscópicos desse material já estão presentes em boa parte dos seres vivos. Em termos de saúde humana, é preocupante essa questão. 
       Há também um outro aspecto a considerar. É a presença de lixo plástico nas margens das estradas, ruas e espaços públicos. Onde quer que se ande, aparecem plásticos na forma de sacolas, canudinhos, copos, pratos, embalagens e por aí vai. Os plásticos entopem bueiros e assim prejudicam o escoamento das águas pluviais.
       A reciclagem já não dá conta de retirar a totalidade de plásticos do ambiente e torná-lo reutilizável. Assim sendo, é preciso que se estabeleça legislação que reduza a utilização de plástico, especialmente aquele de um único uso, não retornável. Vários municípios já tem dispositivos de lei para a redução de uso de plástico.  
     Por outro lado, é preciso que a legislação federal estabeleça obrigações às empresas geradoras de  plásticos, visando diminuir o uso desses produtos. 
     Sempre que possível, procuro reduzir o uso de plástico. Em alguns casos, aproveito embalagens de PET para confeccionar casinhas de aves. Os canarinhos tem aceitado esses dispositivos. Quando faço alguma compra no comércio em geral, evito levar sacolas de plástico para casa. Na maioria das vezes, já levo aquela sacola reutilizável. Um dia alguém me questionou sobre isso, alegando que tal procedimento talvez não solucione o problema de todo o resíduo plástico. Ponderei que cada pessoa da Terra tem que fazer o mínimo possível. Afinal somos bilhões de indivíduos. Se cada um reduzir o uso de uma sacolinha de plástico por dia, serão bilhões de sacolinhas a menos no lixo. 
         A legislação é importante, mas cada ser humano precisa fazer a sua parte para que o nosso Planeta fique livre de se tornar uma enorme lixeira.     
       










Nenhum comentário: