21 de março de 2013

As árvores são bonitas por natureza

Uma gama de espécies de seres vivos se desenvolve
nos troncos e ramos de uma árvore. A maioria delas
não causa nenhum dano e ainda confere beleza.


A floração intensa da jabuticabeira
é um estado de arte da natureza.
Por Darci Bergmann 

   Não é de hoje. Há milênios que nós humanos alteramos os ambientes naturais, como se deles não fizéssemos parte. Esta reflexão me ocorre toda vez que eu observo o que acontece com as árvores das nossas cidades. Elas são desejadas por muitas pessoas, que apreciam a sombra, a quebra de monotonia e a estética. Para se desenvolverem, precisam enfrentar obstáculos impressionantes. São as redes elétricas, passeios públicos estreitos, solos compactos e impermeabilizados por concreto e asfalto, além de outras limitações. Quase sempre, são plantadas em covas de pequenas dimensões. As que sobrevivem precisam ser manejadas com podas para que seus ramos e folhas não atrapalhem os pedestres e condutores.
  Depois de crescidas, as árvores ainda precisam suportar outras interferências humanas, que nada tem a ver com as questões de segurança. O desenvolvimento natural, que já foi abalado pelo espaço exíguo, agora recebe uma carga de artifícios que prejudicam a sua identidade visual. Muitas são pintadas de branco, com altas concentrações de cal. Até tintas tóxicas de outras cores são utilizadas. Além da perda da beleza natural, essas pinturas podem lesionar os tecidos vivos das cascas. Também acabam com os líquens, musgos e outros seres vivos não parasitas.
   Como se isso não bastasse, de uns tempos para cá, outra mania se alastra. Pessoas desejosas de alterar a rotina e a paisagem das cidades recobrem os troncos das árvores com tecidos e enfeites coloridos. Alguns desses enfeites são de tricô e crochê, portanto caros. Essas expressões de arte até podem valer para embelezar postes de energia elétrica, mas em nada melhoram o visual das nossas árvores. Além do mais, essa cobertura artificial sobre os troncos mascara a textura natural de cada árvore e ainda impede que outros seres vivos ali sobrevivam.
    As árvores são bonitas por natureza.  Quanto menos interferirmos, melhor para elas e para nós também. 

Os líquens* formam belos desenhos
nos troncos das árvores sem prejudicá-las.
A pintura com cal e outras tintas prejudica
o visual e a saúde das árvores.

O tronco da árvore acima já
estava morto quando o artista
fez dele uma tela para sua pintura.

A caiação do tronco esconde a sua
beleza natural.
 O cal é um produto químico . Em altas
concentrações atinge os tecidos
vivos da casca.


A foto acima mostra 'decoração' em
tronco de árvore. Os líquens e outros
seres vivos inofensivos foram esquecidos?
Suporte e orelhão decorados. Aqui se
justifica a intervenção dos artistas vo-
luntários.



Fotos: As duas últimas fotos foram obtidas a partir do site www.lineaitalia.com.br

*Líquen é uma simbiose entre um fungo e uma alga.





Nenhum comentário: