30 de junho de 2010

NÓS E OS BICHOS (4)



Maternidade! Um estado de graça

Por Darci Bergmann


A espécie humana, pela sua racionalidade, adaptou ao mundo animal o conceito de maternidade assistida. Algumas espécies animais que servem aos interesses humanos recebem toda atenção na fase pré-natal e depois desta. É a maternidade assistida com requintes de sofisticação em alguns casos. Isto não significa que todas as espécies animais sejam motivo de atenção. Nas condições naturais, a realidade é outra. O comportamento humano é hostil à maioria das espécies. Um dos aspectos dessa hostilidade é a captura de animais aliada à caça. Machos e fêmeas foram e ainda são capturados ou abatidos indistintamente. Isto, por si só, já pode levar à extinção de algumas espécies.

Decorrente da caça com armas de fogo, no solo se deposita o metal pesado chumbo. As pequenas esferas podem ser ingeridas por aves que os confundem com pedriscos, estes necessários para a trituração dos grãos e sementes nas moelas. O chumbo ingerido atinge a corrente sanguínea e a ave é condenada à morte em pouco tempo. Se antes disso o animal contaminado for abatido para o consumo humano, a carne com chumbo pode fazer novas vítimas, principalmente as crianças que são mais vulneráveis. O chumbo também pode ser levado aos mananciais de água e aí o caçador é vítima de novo do efeito bumerangue. Outros metais pesados também estão presentes na água e no solo. A poluição por chumbo é emblemática porque a caça já foi rotulada como atividade esportiva, mas é apenas mais um crime contra a Natureza e contra a própria humanidade.

A civilização humana cuida da sua procriação. Estabelece normas, procedimentos e locais para que os nossos semelhantes nasçam e se desenvolvam bem. As gestantes têm amparo especial, o que é bom para a futura mãe e o seu filho. Não se poderia levar também esse conceito de proteção à maternidade para as outras espécies? Não há necessidade de hospitais e de equipamentos. Os animais em seu estado natural procriam sem a assistência humana. Requerem apenas locais apropriados e a proibição de atividades nocivas como a captura, o tráfico, a caça, as queimadas, entre outras.  O mesmo zelo que as mães humanas tem com seus filhos as fêmeas dos animais silvestres tem com sua prole A maternidade é um estado de graça. Faço um apelo às mães. Intercedam para que o seu companheiro não cace. Intercedam para que os bichos em cativeiro sejam libertados. Intercedam para que se implantem mais espaços naturais e sejam preservados os que já foram criados por lei. O amor de mãe é muito mais poderoso que o poder da força bruta. As mães unidas poderão melhorar as condições de sobrevivência da espécie humana e das outras espécies. Um dia os seus filhos agradecerão por isso.

Nenhum comentário: