16 de novembro de 2012

Corredor ecológico atrai visitantes





Por  Darci Bergmann
A ideia de implantar um túnel verde ao longo de um trecho de estrada secundária tornou-se realidade  mais de vinte anos depois de persistente trabalho. No início foram semeadas dezenas de quilos de goiabas em meio às macegas. Depois foi a vez de sementes de cinamomos, angicos, aroeiras e outras mais. Aos poucos as mudas foram aparecendo. Os contratempos sempre foram as queimadas, dezenas delas causadas por baganas de cigarro e mesmo  aquelas criminosas, intencionais. Muitas vezes combati as chamas sem ajuda de ninguém, especialmente nos finais de semana. O esforço foi recompensado e o túnel enfim se formou. Na verdade é um corredor ecológico entre a sede da Fepagro Cereais e o Sítio Itaperaju. 

Na diversidade de espécies, sabiás, bem-te-vis e outras aves deixaram sementes no trajeto. Outras espécies arbustivas e arbóreas também ali apareceram trazidas pelos ventos. Hoje, até os bugios já frequentam o local, passando de um lado a outro do corredor, através das copas das árvores. Os bugios enriquecem o ambiente com sementes de árvores trazidas do Sítio Itaperaju.
O local também é monitorado pela PATRAM - Patrulha Ambiental, pois ali próximo, muitos animais silvestres apreendidos dos contraventores são postos em liberdade. 

O corredor ecológico já é motivo de visitas das pessoas que ficam encantadas com as evoluções dos bugios e a presença de muitas aves.

Um comentário:

victor disse...

É um lugar muito bonito que eu gostaria de visitar!
Onde fica o Sítio Itaperaju?