25 de dezembro de 2010

Piscina: Do lazer ao estresse

Por Darci Bergmann

Tenho lido muito sobre as piscinas fixas.  Elas são apresentadas como um acessório de lazer quase indispensável nas habitações.
Mas têm elas realmente todos esses benefícios apregoados? Ou seria mais um modismo ou quem sabe até mais um filão de mercado para a venda de produtos? Talvez as duas coisas. O certo é que existe todo um aparato que promove a idéia de que a piscina valoriza a casa e traz conforto aos seus moradores.
 Por algum tempo, pensei até em instalar uma. Fui então atrás de informações. Ouvi os vendedores desses equipamentos e só mostraram as maravilhas e vantagens desses acessórios. Visitei amigos e nas conversas com eles pude ver que as tais de maravilhas das piscinas fixas podem se transformar em dor de cabeça. 

A implantação de uma piscina ocupa espaço físico do terreno onde poderia ter uma área verde. O espaço ao redor da piscina traz limitações ao plantio de árvores por vários motivos. Um dos mais alegados é a queda de folhas na água, outro o sistema radicular. Uma vez instalada, ela precisa de manutenção e isto durante o ano todo. Nas regiões de clima mais ameno, ela é usada em média três meses ao ano. Quer dizer, muito gasto para pouco uso.

Os transtornos não param aí. Um casal relatou o seguinte. Os filhos pré- adolescentes queriam muito ter uma piscina. Assim, decidiram implantar uma. O orçamento na época permitiu o investimento. A piscina só era ocupada nos meses de verão. Depois, os filhos crescidos saíram de casa. E a piscina estava ali dando gasto e ocupando espaço. Com o passar do tempo, o orçamento familiar encolheu. Era preciso diminuir gastos.  Agora o casal se dera conta do quanto gastara para um lazer de pouco tempo. As tão sonhadas árvores de frutas que sempre almejou plantar não encontraram espaço. Tudo por causa da tal de piscina. Quando se quer viajar, alguém tem que vigiar o local, porque pode acumular água e atrair os mosquitos. O casal pensa em até vender a piscina, mas os custos de remoção são altos.

 Num outro caso, a situação era semelhante. O desfecho, porém foi outro. Cansado de gastar na manutenção de uma piscina desativada, o proprietário decidiu fazer um uso mais ecológico da estrutura. Fez um sistema de captação de água da chuva no telhado da casa. A piscina foi coberta com laje de concreto e transformada em depósito dessa água pluvial. Ao lado, foi implantada uma horta protegida e agora ele produz verduras de boa qualidade sem agrotóxicos.

Caros amigos e amigas. Se vocês pensarem em implantar uma piscina, façam antes uma análise das vantagens e desvantagens dessas estruturas. Não façam investimentos que depois podem resultar em transtornos. Desconfiem quando o assunto só é abordado de forma unilateral com patrocínio de toda uma gama de empresas ávidas para abocanhar uma boa parte do seu dinheiro. Existem coisas na vida que são simples e que nos dão felicidade mesmo assim. Estamos numa época em que é preciso decidir por um estilo de vida menos sujeito ao gasto de matérias primas e energia. Felicidade é ter menos preocupações.

Nenhum comentário: