13 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente 2011: Fizemos a nossa parte

Por Darci Bergmann



Estudantes e professoras do Colégio Estadual São Borja - CESB


Como integrante da ASPAN, assumi o compromisso de ministrar palestras no Centro Ambiental, com o tema Resíduos sólidos e compostagem, alusivas à semana do meio ambiente, edição 2011. As exposições foram também demonstrativas, no que eu chamo de oficina-palestra. Quem assistiu teve oportunidade de ver na prática algumas alternativas de manejo de resíduos sólidos, percorrer caminhos feitos com material descartado pela construção civil e finalmente ver um modelo de processamento de resíduos orgânicos - a compostagem.


Mais de 500 participantes, oriundos de 7 educandários.
A cada ano o Centro Ambiental se aprimora e se consolida como uma alternativa de práticas ambientais no fazer pedagógico. Não se dá valor ao que não se conhece. Com isso em mente e com apoio da ASPAN, fui montando um cenário interativo. Isso facilita a compreensão do tema e mostra como existem soluções simples para problemas complexos. Basta ver que o processamento dos resíduos orgânicos já diminui em quase 50% o volume de lixo domiciliar. E isto pode ser feito até em apartamentos, condomínios e moradias em geral. Existem alguns tabus que aos poucos vão sendo desfeitos.
Os resultados dessas oficinas vão repercutir na comunidade, o que já vem ocorrendo. Algumas escolas já iniciaram a implantação de projetos de sustentabilidade. Para isso, devem ser criados grupos de trabalho multidisciplinar. Em 1996, nas escolas da rede municipal de São Borja foram criados os Grupos de Trabalho Ambiental - GTA, experiência não seguida por algumas administrações. Esses grupos são a ferramenta de gestão para a educação ambiental na escola. Eles podem gestionar melhorias nas instalações do educandário, adaptando-as para o ensino e práticas sustentáveis, tal como compostagem, captação e utilização das águas pluviais, aproveitamento da energia solar, áreas verdes, tratamento localizado do esgoto - por que  não? O cenário favorece o entendimento e o aprendizado.
Turma da Escola Sagrado Coração de Jesus na trilha temática
Chega de frases de efeito
Passou a época de passeios na via pública com faixas e cartazes que depois vão para o desperdício na lata de lixo. Em eventos alusivos à Semana da Pátria, aniversário do Município, Dia do Meio Ambiente, para ficar nesses, ainda é comum frases do tipo Preserve a Natureza e suas variantes. Ora, isso não ensina coisa nenhuma. Na verdade deseduca porque, passado o evento, resta um monte de coisas jogadas fora, desde papelão, tecidos, isopor, tintas e outras matérias primas.
Daqui para a frente a educação ambiental deve integrar projeto permanente do educandário. As manifestações eventuais até podem ocorrer, em sentido complementar.
Ficaram muitas lições e alguns questionamentos. De minha parte também aprendi muito.
Até a próxima.
_____________________________________________________________________________
Mais sobre o tema:

Educação ambiental em sala de aula viva




Nenhum comentário: