31 de janeiro de 2012

Siqueira Campos, em frente à paineira.

Paineira na Rua Siqueira Campos, Porto Alegre/RS
No prédio atrás da árvore localizava-se o Bromberg Magazine
Foto: Darci Bergmann, 27/01/2012


Por Darci Bergmann

     Por muitos anos, em boa parte do Sul do Brasil se ouvia nas rádios de Porto Alegre uma publicidade 'sui generis". O Magazine Bromberg, localizado na Rua Siqueira Campos, tinha em frente da loja uma enorme paineira. Essa árvore era e ainda é uma referência no centro da cidade. Nos comerciais um chamava atenção. Bromberg Magazine: Siqueira Campos, em frente à paineira. Espetacular a publicidade, que aliava o respeito à natureza. Em Mondaí, no Extremo Oeste de Santa Catarina, eu ainda adolescente, ouvia essa publicidade pelas ondas da Rádio Guaíba. Depois, de 1967 a 1969, quando cursava a ETA - Escola Técnica de Agricultura, em Viamão, continuei a ouvir o engenhoso comercial. Fiz questão de conhecer a paineira e o Magazine Bromberg, onde fui cliente eventual.
    Várias vezes a paineira esteve ameaçada de ser retirada pela própria Prefeitura, que pretendia o alargamento da via pública. Nessas ocasiões, o Sr. Luís Siegmann, dono do Magazine, entrava em ação, impedindo a retirada da frondosa árvore. Até que as mentalidades dos gestores públicos começaram a entender a real importância das árvores urbanas. A paineira foi então preservada e serviu de testemunha a outra constatação: de que a sua presença não atrapalharia, como de fato aconteceu, as melhorias na Rua Siqueira Campos. 
     Hoje, dezenas de anos após aqueles episódios, a paineira continua enfeitando a Siqueira Campos. Já não se vê mais o Magazine Bromberg. O proprietário, Sr. Luís Siegmann, foi homenageado pela própria municipalidade pela sua obstinação em preservar o patrimônio verde. Também serviu de exemplo a tantos outros comerciantes, quando demonstrou que árvore em frente à loja não atrapalha. Até, pelo contrário, atrai cliente. 
     De outro lado ainda existem empresários inescrupulosos, imediatistas, que dificultam a vida das árvores em frente dos seus estabelecimentos. Alguns chegam a jogar produtos químicos para matar as árvores. Assim procedem para que as fachadas das lojas fiquem mais expostas. Essas pessoas mesquinhas e amantes do lucro acima do bem estar coletivo, na sua visão equivocada, não colhem melhores resultados comerciais com a destruição das árvores. Hoje, boa parte do público, repele silenciosamente tais procedimentos. 
Dia após dia, os empresários e a população em geral começam a entender melhor o papel da arborização urbana. Menos calor, paisagem harmoniosa e a certeza de que em cada estação do ano o cenário se renova.
   O proprietário do então Magazine Bromberg, na Siqueira Campos, em frente à paineira, esteja onde estiver, deixou-nos uma lição de vida. E a velha paineira, se pudesse falar, talvez dissesse: muito obrigado, amigo. 
    Que a sombra das paineiras e de todas as árvores do meu País nos proteja do sol escaldante. 
________________________________________________________________________
Nota do blog: Recebi e-mail de Andrea Caleffi Ostermayer, neta do Sr. Luís Siegmann, então proprietário do Bromberg Magazine e defensor da paineira. Quando eu cursava a ETA, em Viamão, algumas pessoas faziam confusão entre o nome do proprietário e o nome do Magazine. Fiz a necessária correção no texto. 

2 comentários:

Andrea Caleffi Ostermayer disse...

Compartilho o respeito pela natureza e tenho orgulho de ser neta do Sr. Luiz Siegmann, grande defensor da Paineira da Siqueira Campos e proprietário do Bromberg! Andrea

Andrea Caleffi Ostermayer (aostermayer@terra.com.br) disse...

Caro Darci,
Gostaria de te fazer um convite. Na próxima terça-feira, dia 5 de junho, dia do ambientalista, faremos uma homenagem ao meu avô, Sr. Luis Siegmann. A placa de bronze que ficava ao lado da Paineira com o texto da homenagem da Prefeitura foi roubada. Providenciamos nova placa e vamos afixar no local no dia 5 as 10:30 horas. Se tiveres a oportunidade de comparecer ficaremos honrados! Andrea