24 de abril de 2013

Jabuticaba, a pretinha mais amada do Brasil


Por Darci Bergmann


   A jabuticaba caiu no gosto do brasileiro. A fruta in natura é saborosa e dela se fazem suco, vinho, aguardente, vinagre, geléia, passas, sorvetes e o que mais a imaginação permitir. 
    A fruta é rica em sais minerais e vitaminas. A polpa branca,  que envolve a semente, contém ferro, fósforo e as vitaminas C e niacina, esta última do complexo B. A casca é rica em antocianina, o pigmento que lhe dá a cor quase preta. Esse pigmento tem ação similar ao licopeno, encontrado nas frutas vermelhas, tal qual o tomate, a pitanga, a melancia e acerola. É expressiva a concentração de antocianina na jabuticaba, superior à da uva preta. Nisso reside a importância de se aproveitar bem a casca, na forma de sucos e geléias. A antocianina não se decompõe no decorrer da cocção, ao contrário da vitamina C, que se perde com as temperaturas elevadas. A polpa escura também é rica em pectina.
    Os médicos e nutricionistas estão interessados nas qualidades terapêuticas e nutricionais da jabuticaba. A antocianina tem ação anti-oxidante e auxilia no combate às moléculas instáveis de radicais livres.   Estudos revelam que os consumidores de alimentos ricos nesse pigmento estão menos sujeitos a desenvolver tumores e doenças cardíacas. E a antocianina parece agir na estabilização dos teores de açúcar nos diabéticos. A pectina auxilia no combate ao colesterol.
    A jabuticabeira na natureza.
  Novos estudos demonstram que a variabilidade encontrada permite definir diversas espécies da planta. Aspectos morfológicos de folhas e frutos e porte das árvores, entre outras características, deram origem às espécies descritas pelos botânicos. Os frutos são consumidos por aves e outros animais, que disseminam novas plantas no ambiente. 
     Não só nos pomares
  Em várias cidades as jabuticabeiras já aparecem em praças,              parques e até nas ruas. Tudo nela é motivo de atração. Desde a floração no caule e nos ramos, chamada de caulifloria, até os frutos negros reluzentes. Existe até festival motivado pela fruta. Por tudo isso, a jabuticaba é a pretinha mais amada do Brasil.     

Nenhum comentário: