10 de novembro de 2009

GAMIT: LIMITAÇÕES DE USO

Ministérios das áreas de agricultura, saúde e meio ambiente fazem recomendações sobre os agrotóxicos. No site www.anvisa.gov.br/agrosia ou no site agrofit as informações se referem aos dados constantes nas bulas dos produtos.
Com relação ao produto comercial GAMIT, existem restrições que pràticamente inviabilizam a aplicação do produto na maioria das lavouras do Brasil. No Relatório de Agrotóxico consta: LIMITAÇÕES DE USO: Não se recomenda aplicar Gamit a menos de 800m da cultura de girassol e milho e das seguintes atividades: hortas, pomares, viveiros, casas de vegetação (estufas), jardins, videiras, arboredos, vegetações ribeirinhas e outras nativas.
O texto não faz distinção entre aplicações terrestres e aéreas quando se refere às limitações de uso. No receituário agronômico deveria constar essa limitação de uso. Centenas de receitas foram examinadas e essas limitações de uso não aparecem. As receitas, na sua maioria, sao expedidas em série, apenas como uma formalidade burocrática. Na aparência, tudo parece sob controle. Na prática, produtos de alta volatilidade, como as formulações comerciais de Clomazone, estão liquidando centenas de espécies de plantas nativas.
AVIÂOZINHO DE PAPEL. Para muitas pessoas, o receituário agronômico perdeu a razão de ser. Vira aviãozinho de papel, assim como como alguns reltórios de vôo que destoam da realidade do que ocorre lá no campo. As aplicações aéreas de herbicidas à base de Clomazone e outros princípios ativos, na maioria das vezes, não respeitam as mínimas normas de segurança ambiental. Fiz diversos laudos periciais e constatei uma realidade preocupante. O modelo de agricultura que aí está nada tem de sustentável. O próprio nome que deram a isso -AGRONEGÓCIO - já mostra que a ética tem pouco peso quando se refere à saúde pública e meio ambiente. O negócio é produzir. Não importa o que, nem a que custo ambiental. Nessa linha de raciocínio, extermina-se a floresta amazônica, drenam-se os últimos banhados no Rio Grande do Sul e a vegetação nativa remanescente é aniquilada pela deriva dos herbicidas.

Nenhum comentário: