Em quinze das vinte culturas analisadas foram encontrados, de forma irregular, ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à Anvisa, devido aos efeitos negativos desses agrotóxicos para a saúde de trabalhadores rurais e dos consumidores.
Nas análises observou-se uma grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan; de cebola e cenoura contaminados com acefato; e pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Essas três substâncias, que já são proibidas na União Européia e nos Estados Unidos, começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e têm recomendação de banimento do Brasil. Mas há pressões do setor agrícola para manter esses três produtos no Brasil, mesmo após serem retirados de forma voluntária em outros países.
Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada, escolher alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.
Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos.
Confira a informação completa no site da Anvisa.
Acessado em 01/08/2010 no http://www.news.med.br/p/anvisa+agrotoxicos+com+alto+risco+p-60737.html?C=A&V=66726F6D3D746162656C61707265636F73
Um comentário:
Buenas, Vivente !!!
Acabo de colocar o endereço do teu blog na capa de um dos meus blogs recomendando-o para consulta e leitura : www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com
Abraço fraterno !
James Pizarro
Praia de Canasvieiras
Florianópolis
Postar um comentário