13 de agosto de 2010

A mensagem da borboleta



Por Darci Bergmann

Hoje, treze de agosto, uma sexta-feira. Acordei por volta das seis horas da manhã. Ainda na cama fiz uma respiração profunda e um alongamento da coluna. Em seguida uma mentalização rápida e o meu habitual agradecimento ao Criador pelo dom da Vida. Depois ainda acrescentei alguns pensamentos positivos, para que o dia fosse maravilhoso não só para mim mas para toda a humanidade. Lá fora estava escuro e o frio era intenso. Antes da higiene pessoal fiz mais um agradecimento por ainda estar com razoável disposição e até para me proteger dessa onda de pessimismo que assola o Planeta. Às sete horas, dia clareando, já estava em meio ao meu viveiro de mudas de espécies florestais nativas e exóticas. Estava fazendo a irrigação e algum reparo cultural nas plantas. Nessa época do ano vicejam junto às mudas algumas espécies competidoras de inverno. Em dias frios não aparecem muitos insetos, a não ser alguns pulgões e cochonilhas. As plantas então diminuem o metabolismo e não se tornam muito atraentes aos insetos.

Já quase ao final da rotina de irrigação fui surpreendido pelo adejar de uma borboleta. Sim, alegremente surpreendido. A tal ponto que fotografei aquela borboleta numa alegria quase infantil. Eram por volta das nove horas. E iniciei o meu expediente na minha micro-empresa com uma sensação de gratidão pela Natureza. E tinha motivos de sobra. Ela nos surpreende a todo o momento. Parece não ter lógica nenhuma. Desafia a metodologia científica e ainda nos enche de mistérios mesmo nas coisas que aparentam ser tão simples e corriqueiras. Essa borboleta única saiu do casulo em pleno rigor do inverno e justamente se apresentou numa sexta-feira, treze de agosto. Eu entendi aquilo como uma mensagem positiva. Talvez um recado da Natureza que clama por mais atenção da espécie humana. E talvez como um incentivo para que a minha luta não esmorecesse.

Quando aqui me estabeleci, há mais de 25 anos, eram poucas as árvores. Hoje é um pulmão verde com direito até a um auditório vivo. Aqui milhares de crianças e adolescentes já vivenciaram experiências em meio a um ambiente mais natural do que uma sala de aula comum. Às vezes tenho me queixado do cansaço em manter essa área como um refúgio natural, acrescido de um viveiro de mudas. Mas sempre encontro forças para continuar a luta. E o que mais me fascina é quando a Natureza  abre a sua caixinha de surpresas, como ocorreu hoje. Em outras ocasiões foram espécies de aves que aqui apareceram e até uma bugia se aquerenciou por bom tempo. A bugia depois caiu nas graças de um macho nas proximidades da cidade e hoje faz parte do seu harém. 

Voltando ao dia de hoje. Pela manhã, recebi várias pessoas de diferentes atividades e no meio delas jovens proprietários de terras motivados para a arborização. Pela tarde mais pessoas se mostraram interessadas em plantar mudas especialmente de espécies nativas. Um movimento inusitado, acima do normal. Seria isto sinal de que os tempos estão mudando? Jovens que em outros tempos não demonstravam muito interesse pelas coisas da Natureza, mais preocupados que eram em curtir um som alto em carros reluzentes. Tudo isso foi um sinal de esperança para mim. Nem tudo está perdido. Posso até discordar de algum maluco que anda por aí arrebentando a sua saúde para chamar atenção. Mas vislumbro que há luz no fim do túnel. Os jovens   certamente terão outro olhar sobre a Natureza. De mais respeito e admiração. E nós ambientalistas veteranos talvez tenhamos ajudado para isso.

Quis compartilhar com todos os meus leitores essa experiência gratificante de hoje. A mensagem da borboleta foi uma dádiva. Façamos uma grande corrente pela salvação do nosso Planeta. Não existem dias bons ou ruins. Ao acordar, pela manhã, agradeça a Deus pela Vida e pela Natureza e as borboletas mensageiras de boas novas certamente estarão adejando perto de voce. Que Deus abençoe a todos nós

                


Um comentário:

Paulo Renato disse...

" fiz mais um agradecimento por ainda estar com razoável disposição e até para me proteger dessa onda de pessimismo que assola o Planeta"

São pessoas como tu que nos estimulam a levantar da cama todo dia para continuar lutando...