5 de outubro de 2012

Uma pessoa assim merece um lote de terras?



      O autor desse crime noticiado pelo jornal Folha de São Borja
      é um presidiário em regime semiaberto e se alojava como 'sem
      terra' num acampamento, às margens da BR 285, em São Luiz
      Gonzaga./RS. Integra o grupo que invadiu parte das terras 
      pertencentes à Universidade Federal de Santa Maria - UFSM,
      assunto de matérias deste blog.
Mulher é morta com 29 facadas por presidiário no interior de São Luiz Gonzaga

   Lenir de Fátima Reis França, 31 anos, foi encontrada morta na localidade de Rincão de São Pedro, às margens da BR 285, interior da cidade de São Luiz Gonzaga, na tarde da última sexta-feira, dia 28.
   A mulher – que era casada e mãe de dois filhos, de 14 e 18 anos- saiu por volta das 6h30min para pegar um ônibus a cerca de 800 metros de sua casa. Como Lenir não retornou para casa no ônibus que passa na BR próximo ao meio dia, os familiares começaram a ligar para o seu celular, que se encontrava desligado. Com isso, deram início às buscas e a encontraram já sem vida embaixo de alguns arbustos, próximo da parada de ônibus. Após a localização do corpo, a Brigada Militar e a Polícia Civil daquela cidade foram acionadas e isolaram o local para a perícia técnica.
   Segundo a investigação, a vítima foi atacada na parada de ônibus, pois ficaram vestígios de luta corporal na vegetação. No trajeto por onde Lenir foi arrastada, ficaram alguns pertences seus pelo chão, entre eles um telefone celular que ainda não foi reconhecido pelos seus familiares. O corpo da mulher foi encontrado no meio da vegetação, a cerca de 70 metros da parada de ônibus, mata adentro. Segundo informações da delegada Elaine Maria Schons, a vítima não sofreu abuso sexual por parte do autor do crime, que foi identificado como sendo Marivaldo Rodrigues Durante, 25 anos, presidiário do regime semiaberto que residia num acampamento de Sem-Terra às margens da BR 285, próximo do local onde Lenir morava.
   A delegada disse que chegou ao suspeito a partir de depoimentos de testemunhas que o viram seguindo a vítima até a parada de ônibus.
   Na tarde de sábado, dia 29, enquanto eram ultimadas as formalidades para a representação pela prisão do suspeito, familiares foram até o acampamento em que estava e iniciaram um confronto, que resultou na condução dos envolvidos à delegacia, com registro de ocorrência de lesões corporais em dois indivíduos, apontados pelos familiares da vítima como suspeitos do fato. Elaine representou apenas pela prisão preventiva de Marivaldo Rodrigues Durante, que foi decretada. Ele prestou depoimento e confessou a autoria do homicídio, mas negou que tenha tentado estuprá-la ou roubar alguma coisa. Ele disse que a matou devido a um desentendimento que tinha com ela e agiu sozinho.
   Com a prisão do autor, o inquérito policial deverá ser concluído em 10 dias, restando, ainda, o esclarecimento de algumas circunstâncias para possibilitar o enquadramento do crime em homicídio com ocultação de cadáver ou latrocínio, já que a bolsa da vítima ainda não foi localizada e havia notícias de que teria dinheiro dentro dela. O preso possui diversos antecedentes policiais e já respondeu pelo crime de homicídio.
    Marivaldo foi encaminhado para Penitenciária Modulada daquela cidade.  
(Transcrito do jornal Folha de São Borja, página 14, edição de 03 de outubro de 2012)

Leia mais:

Nenhum comentário: