6 de janeiro de 2013

Biodiversidade em Marte?


Imagens de Marte, feitas pelo robô Curiosity, mostram a
aparente aridez do planeta. 

Por Darci Bergmann
   Sempre tenho ouvido falar que em Marte poderia haver vida. E  um dos objetivos das explorações com os sofisticados veículos em solo marciano é detectar indícios de vida. Nem que seja uma simples bactéria. Não importa o que for encontrado, será um feito e tanto para a ciência e para a humanidade. Já ouvi críticas sobre os gastos de tais expedições. Já tive minhas dúvidas sobre a validade de tais empreendimentos.
  Meu olhar hoje é outro. Primeiro, porque os custos dessas pesquisas e expedições estão bem abaixo daqueles para desenvolver tecnologias e engenhos de guerra, tipo bombas nucleares. Segundo, porque a busca de uma simples forma de vida em Marte, talvez acenda uma luz nas mentes humanas sobre a espetacular biodiversidade aqui na Terra, onde pululam as espécies nas mais variadas formas. Aqui tem o que lá em Marte não tem. É uma lição espetacular que estamos aprendendo ao custo bem aplicado de bilhões de dólares. 
   Numa opinião a um grupo de pessoas, fiz um pequeno artigo sobre o assunto:

Deus fez um jardim na Terra

As imagens que nos foram transmitidas até agora do Planeta Marte, pelo veículo Curiosity, mostram uma situação paradoxal. Não existe Natureza em Marte. Pelo menos na forma em que estamos acostumados com a nossa aqui na Terra. A curiosidade científica mostra ainda que a humanidade anseia por ‘novas descobertas’ em outros planetas. No entanto, nem sequer conhecemos a plenitude do nosso Planeta. O lado positivo dessas aventuras pelo universo é que elas nos repassem algumas tecnologias que possam gerar aplicações que melhorem o bem estar de todos nós.
Muitas pessoas entendem que as imagens da paisagem árida de Marte sirvam de reflexão sobre o nosso papel em preservar o jardim que o Criador do Universo nos legou aqui. Também já fui dotado de ‘curiosidade científica’ em outras fases da minha existência. Hoje, com humildade, reconheço que uma ‘Inteligência Suprema’ moldou o nosso planeta de tal forma que as miríades de espécies vivas pudessem aqui conviver - Deus fez um jardim na Terra.
Em qualquer local do nosso Planeta a vida se manifesta




 

Um comentário:

victor disse...

Eu particularmente acho que não há vida em marte,apenas algumas pequenas bactérias.