18 de janeiro de 2013

Rio Uruguai: Histórias e natureza ameaçadas (2)

Bacia do Rio Uruguai: Aspectos das Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul
Através de fotos e comentários vamos apresentar um panorama geral das regiões acima referidas onde se destacam cenários de rara beleza. Também aparecem pessoas que manifestam os seus pontos de vista, sempre em entrevistas ao acaso

Salvador das Missões
Cidade pacata, aspecto de limpa e muito verde, o que evidencia que a população busca a qualidade de vida. Aqui nasceu uma das maiores redes de varejo do Rio Grande do Sul, a Lojas Becker, hoje sediada em Cerro Largo. Economia alicerçada no agronegócio.




Guarani das Missões
Município colonizado por descendentes de poloneses. Cidade bem arborizada, acolhedora e que realiza a Polfest, onde as tradições polonesas são mostradas ao público. Economia alicerçada no agronegócio, comércio e indústrias


 Roque Gonzalez
Povo acolhedor, cidade limpa e bem arborizada. A poucos quilômetros do centro está a barragem da Usina Hidrelétrica Passo São João, no Rio Ijuí, este tributário do Rio Uruguai. A economia com base no agronegócio, comércio  e indústria, agora investe no turismo com vários campings e pousadas








Cerro Largo
Pólo industrial e comercial. Sede da rede Lojas Becker. Agora sedia um campus da Universidade Federal Fronteira Sul. População com ascendência germânica e que realiza a sempre exitosa Oktoberfest. Tem potencial no turismo voltado aos temas das tradições  germânicas e no ecoturismo.




Santo Cristo
Cidade fundada por descendentes de alemães. Economia baseada na agronegócio, indústria, comércio e investindo no setor de turismo. O Lago Azul e o Hotel Fazenda 3  Cascatas já são referências nessa área. É sede da rede de varejo Quero Quero. A cidade é limpa, bem arborizada e apresenta traços da arquitetura germânica conhecida como enxaimel. 




Em Santo Cristo, o estilo enxaimel revela uma identidade visual
à cidade, o que incentiva o turismo.





O prédio da recepção combina pedra e madeira: rusticidade e
beleza



O turismo rural e o chamado ecoturismo, que preserva
a paisagem com o mínimo de interferência, está atraindo
cada vez mais interessados.
 Da esq. à dir: Ana Luísa Bergmann , Melissa Bergmann,
Luíza Caneppele, Genir Caneppele e Celso Caneppele.   







Tuparendi
Próxima à cidade de Santa Rosa, Tuparendi tem economia alicerçada no agronegócio, comércio e indústria. Cidade aprazível, limpa e bem arborizada e tem potencial turístico, com cenário rural de rara beleza. Entre outras indústrias, sedia a Fankhauser com produtos para o agronegócio.






Tuparendi é uma cidade aprazível, limpa e bem arborizada.
Flagrei a relíquia de carro antigo bem cuidado, pertencente
a Neri Netzel

















2 comentários:

Melissa Bergmann disse...

Esse passeio turístico mostra pequenos municípios e suas belezas, seja na arquitetura, na arborização urbana ou nas riquezas naturais do meio rural.

Paul Beppler disse...

Fotos lindas, website informativo e motivador. Parabéns!
Gostaria de convidar todo mundo interessado em resgatar, preservar, reavivar, aprender o dialeto alemão regional riograndense para a comunidade RIOGRANDENSER HUNSRÜCKISCH no Facebook; ou também tem um blog com a mesma temática: http://www.hunsriqueano.riolingo.com/blog/ A meta fundamental é tirar nosso dialeto da agrafia (da condição de língua somente falada), será imprescindível que ela passe a ser escrita para não desaparecer. O interesse está crescendo, vem junto, komm und mach mit!!