16 de janeiro de 2013

Rio Uruguai: Histórias e natureza ameaçadas (1)




O impacto das grandes hidrelétricas na contramão da sustentabilidade


Usina no rio Ijuí, próximo à área urbana de Roque Gonzalez.
Este não é um megaprojeto de hidrelétrica. Mas no Rio Uruguai
estão previstas diversas barragens, somando-se às já existentes.
Será que vale a pena apostar só em grandes hidrelétricas?
A natureza já deu um recado. Muitas usinas hidrelétricas quase
pararam a geração por falta de água nos períodos de seca.
Por Darci Bergmann e Melissa Bergmann

Aqui iniciamos uma narrativa de viagem por regiões de rica história e de belezas naturais que merecem ser melhor conhecidas. Só se valoriza o que se conhece. Já estragamos tantos cenários,
já perdemos um pouco da nossa memória e as transformações acontecem de forma muito rápida. É preciso que cada habitante desse torrão pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai conheça melhor o cenário espetacular que ainda resiste às investidas dos grandes projetos das usinas hidrelétricas. 
A Usina Hidrelética Passo São João gera 77 megawatts de energia.
Implantada no Rio Ijuí, tributário do Rio Uruguai. Impacto ambiental
moderado.
Talvez seja o momento de questionarmos sobre o impacto das grandes usinas hidrelétricas e as mudanças que advirão caso implantadas. Cada cidade a ser atingida, perderá a sua história, a sua referência, os seus cenários naturais. O Rio Uruguai, já por muitos considerado outrora um dos rios mais bonitos do mundo, está agonizando. E não é só a questão dos esgotos, dos agrotóxicos, da destruição das matas ciliares. As grandes hidrelétricas, festejadas por alguns municípios que recebem recursos como medidas compensatórias, causam outros impactos de difícil reversão depois de implantadas. Os royalties que hoje recebemos não devolvem a história perdida, não devolvem a geografia original, não devolvem as terras perdidas e afogadas.
Precisamos de energia elétrica. As pequenas usinas suprem uma parte dela. Mas os impactos causados pelas grandes hidrelétricas é questionável até pelo elevado montante de recursos públicos investidos e que poderiam ser aplicados em outras fontes de geração. Nesse caso, o Brasil dispõe de uma fonte inesgotável que é a energia solar.

Nenhum comentário: