26 de janeiro de 2013

Rio Uruguai: histórias e natureza ameaçadas (4)

De Santa Rosa a Porto Lucena. Depois, continuamos a viagem 'costeando' o Rio Uruguai entre Porto Lucena e Porto Xavier. Cenários belíssimos e ameaçados pela insensatez humana dos projetos faraônicos.


                                                     PORTO LUCENA


Porto Lucena é uma cidade bem arborizada, o que mostra  maturidade
ambiental e a busca pela qualidade de vida.
Que esta paixão pela natureza seja eterna!


Vista do Rio Uruguai, nas proximidades de Porto Lucena-RS,
em 17-01-2013. Na foto aparece uma ilha e mais ao fundo
já é a vizinha Argentina. Cenários tão encantadores poderão
desaparecer com as hidrelétricas previstas para a região.

A 'casa de pedra' da Sra. Belmira Carmona tem um toque especial
pois une bom gosto e rusticidade em meio a um jardim colorido.

Saindo de Santa Rosa em direção a Porto Lucena, a paisagem mostra cenários de rara beleza. Ainda é possível visualizar fragmentos da mata primária que cobria toda a região. A consciência ambiental e a perspectiva do ecoturismo e mesmo turismo rural já mostram tendência na região. Porto Lucena tem cenários rurais espetaculares. A cidade tem contrastes, entre prédios mais antigos e modernos. É pacata e acolhedora e a sua gente recebe os visitantes sempre com alegria. A economia local gira principalmente em torno do agronegócio, comércio, serviços e pequenas indústrias. O potencial turístico é grande. 
Como outras cidades costeiras, está ameaçada pelas hidrelétricas projetadas para o Rio Uruguai.



PORTO XAVIER





Constatamos que o relevo ao longo do rio Uruguai vai mudando a partir de Porto Mauá, em direção a Porto Lucena e depois a Porto Xavier e assim também a Garruchos e São Borja, mais ao Sul. É uma região de transição. Porto Xavier tem cenários rurais deslumbrantes. Pouco antes da cidade, a sinalização informa que a rodovia passa por uma 'área de preservação permanente'. A mata primária ali está fragmentada, mas aos poucos os corredores ecológicos tendem a unir essas áreas. A consciência ambiental parece mostrar bons resultados, pois as encostas estão em processo 
de regeneração florestal, o que amplia as possibilidades do ecoturismo e de outras potencialidades econômicas. Entre as encostas, os vales e algumas áreas de relevo suave já mostram a transição da Mata Atlântica para o Bioma Pampa. 
Tivemos boa impressão de Porto Xavier, cuja economia está assentada no agronegócio e na agroindústria, com uma usina de álcool de cana-de-açúcar. Também o comércio e serviços alavancam a economia local. A cidade que vimos estava limpa, sem aqueles plásticos e papéis jogados nas vias públicas. Boa arborização urbana denota que os moradores apostam na qualidade de vida proporcionada pelas áreas verdes em geral.












Nenhum comentário: