13 de julho de 2013

Agricultura orgânica ganha páginas de almanaque infantil


Criado para incentivar o consumo de hortaliças pelo público infantil, o Almanaque Horta & Liça traz histórias em quadrinhos e diversos passatempos que aliam lazer e informação. A proposta é estimular entre os pequenos novos e bons hábitos - tanto o da leitura quanto o da alimentação saudável - e tudo isso com uma abordagem lúdica e descontraída. Veja ao final da matéria como baixar as edições do Almanaque.





Em sua quarta edição, a publicação, idealizada pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), explica como funciona o sistema de produção orgânico à turminha do Zé Horta e da Maria Liça. Quem não vai gostar nada do assunto é a Marina, que se assusta com as minhocas no solo, mas isso até descobrir que os túneis cavados por elas são essenciais para a ventilação das raízes das plantas e para a infiltração da água da chuva.

Eles vão aprender que na agricultura orgânica o que vale é produzir sem prejudicar o meio ambiente, por isso, os produtos químicos são proibidos nesse sistema de cultivo. Assim, o modo de produção orgânica preserva a biodiversidade e garante uma salada mais saudável.

O almanaque Horta & Liça é distribuído para instituições de ensino e para as crianças que visitam a Embrapa Hortaliças por meio do programa Embrapa & Escola. Em 2012, mais de 1300 alunos de escolas da rede pública e privada conheceram a Unidade, os campos experimentais, as casas de vegetação e uma horta demonstrativa com produtos como alface, pimenta, berinjela, cebolinha, tomate, cenoura, entre outros.

De acordo com Orébio de Oliveira, responsável pelo programa na Unidade, o almanaque tem uma aceitação muito boa entre os pequenos. "Eles ficam felizes com o brinde e logo começam a folhear as páginas para ler as histórias e preencher os passatempos", conta.

Ele ainda diz que a animação é tanta que o brinde tem que ser entregue no final para não atrapalhar o andamento da visita. Neste ano de 2013, o período de visitação vai até novembro e as escolas interessadas podem fazer o agendamento pelo telefone (61) 3385-9110 ou cnph.sac@embrapa.br.

Divirta-se!

Nos links abaixo, é possível conferir as aventuras do Zé Horta e sua turma. Clique no número do almanaque para baixar a publicação (arquivo PDF).

- Almanaque Horta & Liça - Número 1 

- Almanaque Horta & Liça - Número 2 

- Almanaque Horta & Liça - Número 3 

- Almanaque Horta & Liça - Número 4

FONTE

Embrapa Hortaliças
Paula Rodrigues - Jornalista 
Telefone: (61) 3385-9109 
paula.rodrigues@cnph.embrapa.br

Um comentário:

eng, panerai disse...

Parabens pela dica da embrapa hortaliças. Obrigado!
Tentei imprimir os almanaques, mas o link está incorreto. Mesmo assim valeu a divulgação!
saudações agronômicas e agroecológicas!