18 de agosto de 2017

IMAGENS DE PORTUGAL - FIGUEIRA DA FOZ


Várzeas do Baixo Mondego.
 Lavouras de arroz no caminho de Coimbra à Figueira da Foz

Castelo de Montemor-OVelho





Uma das praias de Figueira da Foz


 No caminho de Coimbra a Figueira da Foz, no litoral, passamos por uma área agrícola que lembra as lavouras de arroz irrigado no Rio Grande do Sul. 
    Depois de uma área plana, repleta de arrozais, no Baixo Mondego, avistamos uma colina à esquerda e sobre ela uma construção gigantesca, denominada Castelo de Monte Mor-O Velho. O local era uma fortaleza medieval que foi ocupada por romanos, visigodos e os muçulmanos, até o ano de 1064, quando Fernando Magno, reconquistou-a definitivamente para os cristãos. As tropas de Napoleão Bonaparte também se aquartelaram  em Montemor-O Velho, em 1808, e novamente em 1811. Quando dali saíram deixaram muita destruição no povoado circundante.
      A viagem continuou até Figueira da Foz, com suas praias e o porto junto à foz do Rio Mondego. A praia em frente à cidade é considerada a mais larga da Europa. Figueira da Foz é a segunda maior cidade do Distrito de Coimbra. Do alto de um morro, tem-se uma vista espetacular do Oceano Atlântico. Ali, nas alturas, os ventos sopram em rajadas por vezes fortes. Caminhando pela praia, notamos que o vento frio deslocava areia fina e poucos banhistas se aventuraram ao mar naquelas condições. Talvez por isso a praia é repleta de abrigos, alguns lembrando pequenas barracas. 
     Turistas aos milhares circulavam pela ampla e arborizada avenida beira-mar. Além dos portugueses, percebemos muitas pessoas oriundas da Espanha, da França e outros países. Constata-se o alto padrão econômico dos europeus pelo grande volume de automóveis de  marcas conceituadas como Mercedes, BMW e Audi, principalmente.
        A arquitetura é típica com estilos diferenciados, do barroco ao moderno. 

Avenida beira-mar em Figueira da Foz

Belas construções como esta são comuns em figueira da Foz


Área portuária em Figueira da Foz





A minha neta Ana Luísa.
No dia da visita ventava muito em Figueira da Foz.
 e saímos dali sem o banho de mar.


Nenhum comentário: