22 de agosto de 2017

TOCHA E SUA PRAIA CHARMOSA


Casas charmosas conservam as características das antigas
construções de madeira dos pescadores locais.

Casas de madeira típicas da praia de Tocha.



    Era sábado, dia 19 de agosto de 2017, quando Jarbas e Melissa pesquisavam sobre feiras e eventos típicos nas proximidades de Coimbra. Pela internet souberam de um evento típico de culinária na localidade de Tocha, pertencente ao Concelho de Cantanhede. O evento aludido referia-se à sardinha na grelha e batata assada na areia.
    Tudo combinado, dia seguinte rumamos em direção ao local do evento. Algumas erradas pelo caminho, finalmente achamos a direção correta. Passamos por muitas plantações de uvas e milho e, mais próximo do litoral, por densas florestas de eucalipto e pinho (Pinus sp.). Na localidade de Sargento Mor, pudemos constatar a triste realidade das queimadas, que chegaram  muito perto das casas. 
    Em alguns  trechos as casas e pequenas lavouras se alternam, caracterizando a região de Cantanhede, como de agricultura forte e tendo vinícolas e uma grande adega cooperativa produtora de excelentes vinhos. Numa placa a indicação de que ali estávamos na Rota do Vinho. 
     Fomos informados que o Concelho de Cantanhede reúne várias vilas charmosas, sendo uma delas a de Tocha e a praia de mesmo nome, poucos quilômetros adiante. Já quase no litoral, avistamos as enormes torres e pás de um parque eólico. 
    Minutos depois, chegamos na praia de Tocha e ficamos deslumbrados com a beleza e sensação de tranquilidade daquele lugar. Na rua principal, pessoas tranquilas, bares e restaurantes lotados, principalmente por visitantes de localidades próximas. Aquela praia bucólica ainda não faz parte dos grandes roteiros de turismo. Talvez seja melhor assim, que não perca o seu encanto. 
       Percorremos todos os quadrantes da praia e procuramos a feira da sardinha na grelha e da batata assada na areia. Fomos informados que a tal feira só aconteceria à noite. Mas impossível dar volta, pois o local é muito aprazível. Assim ficamos por mais tempo e depois de muitas fotos, apresentamos algumas delas aos leitores deste blog.
As flores na varanda dão um toque especial a esta
moradia na praia de tocha. Não há muros, nem cercas.
Praia da Tocha e suas construções típicas.
Vista de uma ampla área com casas singulares.










          

Nenhum comentário: