24 de agosto de 2017

SALAMANCA, SÉCULOS DE HISTÓRIA


Rótula ou rotunda em Portugal e Espanha. Esta, em Salamanca,
na Espanha, é bem charmosa. A cidade toda é bonita e aprazível.

Pela manhã do dia 24 de agosto de 2017, rumamos à Salamanca. A vegetação rasteira, com predominância de gramíneas, estava sêca, cor de palha, devido à estiagem de quase três meses sem chuva. Já não vimos mais florestas de eucalipto e pinho, naquelas terras de topografia quase plana. As árvores de sobreiros dominavam a paisagem. Bois e ovelhas se movimentavam sob o dossel arbóreo que lhe conferia sombra  naquele dia de sol quente. Aqui e ali, bebedouros para o gado e as forragens de palha de trigo sendo distribuída aos bichos que já haviam rapado a vegetação rasteira sob a copada das árvores. As placas anunciavam rios e arroios e vistos das pontes a maioria deles estavam secos. Espanha e Portugal estão sofrendo com a seca e por decorrência com incêndios. Mas não vimos nenhuma área atingida por fogo no lado espanhol. Depois de uns quarenta quilômetros de Ciudad Rodrigo,  rumo à Salamanca, o relevo fica ainda mais plano e já se visualizam lavouras extensas sendo irrigadas com pivô central. A água talvez provenha de poços artesianos, pois são poucos os rios. A região se parece com algumas áreas planas de São Borja. Mas não vimos lavouras de arroz. O trigo já fora colhido, mas o milho irrigado, girassol e a pecuária predominam nesse cenário, nessa época do ano. Apesar da estiagem, a região é bonita.
   Como em outras cidades de Portugal e da Espanha, constatamos a boa conservação de antigas construções, feitas com blocos de pedra, variando essas de acordo com o tipo de rocha disponível.  
  A Universidade de Salamanca está entre as mais antigas do mundo e vai completar 800 anos em 2018. Na parte histórica, também existe a Universidade Católica. As duas tem conjuntos arquitetônicos que atraem milhares de visitantes. Os complexos tem igrejas que impressionam pela antiguidade, beleza e arte.


Área interna de um dos muitos prédios da Universidade
 de Salamanca. Aqui, esculturas de M. Barceló - As Sereias
A fachada do prédio é uma obra detalhada. Dizem
que um dos elementos tem uma pequena rã esculpida.
Muitas pessoas ficam um bom tempo tentando
localizá-la. A rã virou um símbolo. 
Biblioteca pública. A fachada do prédio é decorada
com centenas de conchas.
Uma das ruelas na parte antiga, dentro do perímetro da
Universidade de Salamanca

A grande praça central de Salamanca. Este tipo de praça não
é arborizado. Ela é toda fechada com prédios e tem uma 
grande movimentação de turistas.







Nenhum comentário: