3 de fevereiro de 2010

PINTURA DE MAU GOSTO


Por Darci Bergmann


Pintar o tronco das árvores com cal não é medida recomendável.
A cal provoca o ressecamento da casca e em algumas espécies pode levar à morte prematura da planta. Ao contrário do que pensam alguns, essa prática debilita o vegetal, prejudicando as suas defesas naturais. Para que ocorra o branqueamento, a concentração de cal é alta e nessas condições os danos acontecem.
Há outra questão envolvida que se refere à descaracterização da árvore. Cada espécie tem sua identidade e parte dela está no aspecto da casca. A caiação polui o visual e impede o desenvolvimento dos inofensivos líquenes que se fixam na casca. Literalmente parece que o tronco da árvore pintada com cal fica dividido em dois, ou seja, com duas caras.
Curiosamente, notei que no período em que ia ao ar uma novela da Rede Globo, com o nome Duas Caras, aumentou o número de árvores pintadas com cal na cidade de São Borja. O mesmo fenômeno foi notado em outras cidades.
Não sou muito afeito a novelas. No entanto, reparei que as cenas externas da novela Duas Caras foram filmadas em ruas onde as árvores estavam pintadas fortemente de branco. Tudo leva a crer que o cenário foi preparado, sem muita preocupação ambiental. E o resultado não poderia ser outro. A televisão tem grande influência sobre o comportamento das pessoas.
Comportamentos errôneos, ainda que não intencionais, podem atingir o grande público. Pintar árvores com cal é um tremendo mau gosto e uma atitude prejudicial às árvores, que já são obrigadas a viver em ambientes urbanos cada vez mais hostis. Os roteiristas de novela deveriam ter mais cuidados com o que veiculam. Num País cheio de leis ambientais, as práticas danosas ao meio ambiente e os maus exemplos influenciam as pessoas. Paradoxalmente, num programa da TV Globo, o Globo Rural, foi passada recomendação de não se pintar árvores com cal. O problema é que a audiência das novelas deve ser bem maior.



A foto à direita mostra uma cena inusitada: o tronco e parte dos ramos da árvore foram pintados de amarelo, a mesma cor do prédio e do muro.


2 comentários:

Unknown disse...

Os noveleiros(as) de plantão gostam de imitar tudo o que veêm na TV. e existem pessoas no mundo todo que lucram muito com isso.
O estranho é que sempre os maus hábitos é que são enxergados nas novelas pela população em geral e tomas isso como correto e nem se dão ao trabalho de pesquisar antes de cometer tais atrocidades.

ARTEMIS MANAUS disse...

Acredito q seja mais por falta de educação do q de informação.