27 de julho de 2010

ÁREA LIVRE VEGETADA: MELHORIA NO AMBIENTE URBANO


Por Darci Bergmann

Em Porto Alegre foi aprovada proposta do vereador Beto Moesch que estabelece a média de 20% de cada terreno com área livre vegetada,  seja ele público ou privado. Esta medida traz muitas vantagens para a qualidade ambiental das cidades, pois permite maior infiltração das águas pluviais, oxigenação, retenção de gás carbônico, redução do calor, entre outros beneficios. A seguir, parte do texto publicado no Boletim do vereador Beto Moesch, de Porto Alegre, sobre a matéria.

"A sanção do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental, ontem (22/07), foi notícia nos principais jornais da cidade, com destaque para a criação da Área Livre Permeável e Vegetada, conceito introduzido e aplicado pelo vereador Beto Moesch desde 2005, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A medida estabelece que as construções públicas e privadas devem deixar, em média, 20% do terreno não-pavimentado e vegetado. A aprovação foi motivo de comemoração entre lideranças ambientalistas e comunitárias".
Este conceito de área livre permeável e vegetada  certamente será implantado em muitas cidades do Brasil e quiçá em outros países. Não se pode mais conviver com aquela idéia de cidades que deixam o solo praticamente impermeável, terrenos sem um cantinho verde e as pessoas presas entre paredes de concreto. No artigo A LAJOTA, emiti opinião sobre áreas verdes urbanas e da sua importância para a qualidade de vida de seus moradores. Alguns administradores municipais ainda não assimilaram esse conceito, mas iniciativas como essa de Porto Alegre talvez sejam o prenúncio de novos tempos. Ainda bem.

Foto: Darci Bergmann/Alunos da Escola Municipal Olinto Dornelles, de São Borja/RS





Nenhum comentário: