A Basílica de Nossa Senhora de Fátima e anexo a ela a Capelinha das Aparições. |
Monumento ao Rosário e ao fundo a Igreja da Santíssima Trindade em Fátima. |
Desde jovem tive curiosidade sobre os acontecimentos de Fátima, em Portugal. Em data de 01 de setembro de 2017, viajando de ônibus, a partir de Coimbra, cheguei ao Santuário. Importante observar que o terminal rodoviário fica bem próximo e dali pode-se fazer o percurso a pé, até o local sagrado. O acesso por trem* fica mais complicado. Isto porque a Estação Fátima fica a 23 quilômetros do Santuário de Fátima.
Há muitos espaços abertos no entorno das igrejas e outros prédios para garantir a circulação dos turistas. Nas datas especiais, eles são centenas de milhares. Vi muitos grupos oriundos da Polônia, da Itália, Alemanha, Espanha e até de países do extremo Oriente. Segundo informações, entre os estrangeiros os poloneses são os que mais visitam o Santuário.
Logo na chegada, chamou atenção um grande prédio de linhas modernas. É a Igreja da Santíssima Trindade, com capacidade de quase 9 mil pessoas sentadas. A enorme construção ainda abriga diversas salas de exposição, museu, etc.
Por fim, cheguei à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e na Capelinha das Aparições, local onde ocorreram os fenômenos relatados pelas três crianças pastoras - o aparecimento de Nossa Senhora. A Capelinha das Aparições está no mesmo local onde existia uma azinheira**, árvore nativa da região.
Uma experiência marcante. Diante da Capelinha e no profundo silêncio daquele ambiente, concentrei-me para fazer uma prece. Da prece passei à meditação. Por um lapso de tempo, tive a sensação de que eu estava fora do mundo físico. Era uma profunda sensação de paz e harmonia interior. E percebi, como nunca antes, a impermanência de tudo, a transitoriedade da vida. Além dela, em outra dimensão, os valores sociais da ostentação humana não tem significado. Não se mede o valor de uma pessoa pelos seus títulos, pela suas posses ou qualquer exterioridade material. Pareceu-me ter recebido uma mensagem. Depois dessa espécie de transe, percebi que, a partir de então, minha visão de mundo já não seria a mesma. Em frente à Basílica, também fiquei impregnado de uma sensação estranha, de muita paz. Curiosamente, a mesma sensação foi manifestada ali pela minha filha, que estava próxima. Pode ser algo muito subjetivo, mas fica o relato. Fez bem a minha passagem pelo Santuário de Fátima. Meu olhar sobre o mundo agora tem outras perspectivas.
Vista interna da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima |
Ao fundo, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima |
Notas:
*Trem no Brasil é comboio em Portugal
**Azinheira. Árvore de porte médio que atinge até 10 m de altura. Na Espanha é denominada de encina. É da mesma família do carvalho.