20 de janeiro de 2011

Abaixo o Refrigerante

Sejamos sinceros: na hora do almoço, no lanche, no jantar, ou ao longo do dia é difícil resistir  ao bom e velho refrigerante, não é mesmo? Em festas, então nem se fala – às vezes, fora os drinks, eles são a única opção. Muitas dúvidas surgem quando o assunto é refrigerante. Cada vez mais presente na mesa do brasileiro, esse tipo de bebida é consumido entre todas as faixas etárias e classes sociais. Mas quais podem ser os efeitos desse consumo para nossa saúde? Que relação os ¨refris¨ podem ter com a temida celulite? Os refrigerantes da onda diet, light e zero são saudáveis?
Os refrigerantes possuem como ingredientes, o açúcar ou adoçante no caso dos light, água gaseificada, extrato de cola ou suco de laranja ou de limão ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, corante, acidulante, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros. Para começar eles contêm ingredientes que nada contribuem para a saúde.
O açúcar e o adoçante (no caso dos light) provocam a queima de vitaminas e minerais que são eliminados pelo organismo no processo de metabolização dos refrigerantes. Em excesso, aumentam as taxas de triglicerídios. E por falar em exagero, quanto mais cafeína o refrigerante tiver, mais adrenalina será produzida pelo nosso organismo. Assim sendo, o cérebro passa a ¨pedir¨ mais carboidratos e açúcar para que a glicemia seja mantida e adrenalina, balanceada, dando início a um círculo vicioso.
Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico. Ele reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres. Imagine quando a menopausa chegar, trazendo ainda mais desgaste aos ossos! Isso sem contar que os refrigerantes são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem teor altíssimo de sódio. O mineral causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.
As pessoas que consomem muitos refrigerantes diariamente  podem ter sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda do nível de potássio no sangue – o que ocasiona câimbras, debilidade muscular, palpitações e até o extremo de provocar transtornos do ritmo cardíaco – revela um estudo publicado pelo “International Journal of Clinical Practice”
Podemos dizer que o refrigerante é uma bebida nutricionalmente pobre. Bebê-lo com freqüência só faz aumentar a ingestão de calorias vazias que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo. Fique ligado porque um copo de refrigerante comum possui em média 85 kcal e um copo de suco de laranja natural possui cerca de 90 kcal. Porém, é fundamental perceber que um copo de refrigerante não possui nenhum nutriente e o suco de laranja possui inúmeras vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, evitando assim doenças relacionadas à má nutrição.
A maior preocupação, no entanto, é se o aparecimento da celulite e o ganho de peso ocorrem por conta do consumo de refrigerantes. Não há estudos que comprovem essa relação, mas é sabido que uma dieta desequilibrada com consumo excessivo de açúcares, gorduras e ingestão ineficiente de água e fibras, bem como sedentarismo e a predisposição genética, estão relacionados ao aparecimento da celulite.
Já o ganho de peso se dá devido ao desequilíbrio entre o consumo e o gasto de calorias. Alimentos e bebidas com alto valor calórico podem colaborar para o desnível calórico, fazendo com que o número de calorias ingeridas seja muito maior do que o gasto.  Isso sem contar que o excesso de açúcar contido nos refrigerantes é rapidamente absorvido pelo organismo, estando relacionado também ao aumento do risco de obesidade e de diabetes tipo 2.
Os refrigerantes lights e diets também não são indicados por conterem diversos edulcorantes artificiais, que sequer conseguem ser metabolizados pelo nosso organismo e seus efeitos podem ser nocivos em longo prazo. Além disso, versões light e diet de refrigerante necessitam inúmeros outros aditivos químicos para mascarar o sabor residual dos adoçantes e conservar o refrigerante, caso contrário o sabor do adoçante se deterioraria.
Por essas e outras, o consumo diário de refrigerante não é recomendado. Mas o preocupante é que ele tem justamente deixado em segundo plano bebidas saudáveis como sucos naturais, água de coco e a própria água, essencial para o ser humano e grande aliada no combate à celulite e ao ganho de peso. Que tal, então, virar esse jogo? Evite o refrigerante, mesmo as versões zero e light, e invista em bebidas mais nutritivas e saudáveis. Os sucos são ótima pedida, aproveite a variedade de sabores disponíveis para encontrar  o de sua preferência e esbanjar saúde. Fone (49)3324-0885

Fonte: Jornal Sul Brasil ( Seção Saúde, página 3), edição de 28/12/2010 , Chapecó/SC

Nenhum comentário: