6 de fevereiro de 2013

Santa Rosa-RS: cidade pólo do Noroeste gáucho



Por Darci Bergmann e Melissa Bergmann

    O município de Santa Rosa, tem-se destacado no cenário do Noroeste gaúcho pela sua rápida industrialização. No início foi o agronegócio, impulsionado pelos descendentes de alemães, italianos, poloneses e portugueses. Depois, as agroindústrias foram surgindo e na esteira as indústrias de máquinas e equipamentos. Embora perdendo território pela emancipação de vários distritos, a cidade cresceu e se expande atraindo investidores. Tornou-se um pólo regional, com forte comércio e prestação de serviços. O turismo está presente nas áreas de negócios, pela FENASOJA e outras modalidades. Tem boa rede hoteleira e a gastronomia é bem variada.
    A rápida expansão urbana representa um desafio às administrações. São novas demandas nas questões do trânsito, de moradias, saúde, educação, meio ambiente e lazer entre outras.
Para quem chega de fora, a primeira impressão é de uma cidade acolhedora, gente educada, o que se percebe já no trânsito. Muitos carros na hora do pique, mas motoristas educados e que na grande maioria respeitam as faixas de pedestres. 
   Como sempre, observamos os aspectos ambientais da cidade, tais como arborização e limpeza urbana, dentre outros.  E mesmo na zona rural. Nesse tocante, Santa Rosa preserva o verde urbano, com ruas bem arborizadas e diversas praças e parques.
    As hidrelétricas previstas para o Rio Uruguai, não inundarão terras em Santa Rosa. A cidade terá impactos sociais, pelas migrações que ocorrerão, caso as obras sejam realizadas. Esses impactos exigirão novos investimentos do setor público. Em opiniões colhidas junto a diversas pessoas já se esboça uma preocupação com o futuro do Rio Uruguai. Boa parte dos moradores de Santa Rosa faz turismo nas cidades costeiras próximas, como Porto Mauá, Porto Lucena, entre outras.
    Conhecemos até mesmo um grupo local denominado AMIGOS DO RIO URUGUAI,  que percorre longos trechos do rio, conscientizando pessoas sobre a questão do lixo,  preservação da mata ciliar e pesca predatória. Houve época em que esse grupo soltava alevinos de peixes nativos no rio.
    Nesse momento em que o Brasil discute a questão energética e busca caminhos menos impactantes nessa área, Santa Rosa já desponta no cenário. É o caso do sr. Moacir Locatelli, da empresa Metalúrgica Fratelli, fabricante de equipamentos para geração de energia eólica e solar fotovoltaica. A cidade tem tudo para ser um pólo difusor dessa tecnologia, gerando empregos e renda.

Darci Bergmann (á esquerda) e Moacir Locatelli,
da Metalúrgica Fratelli, que produz equipamentos
 para geração de energia eólica e solar

A popular 'rua da Xuxa' atrai atenção das crianças.



Agastronomia é ponto forte em Santa Rosa. Este restaurante
com aspecto rústico e acolhedor já é referência na cidade.


AFENASOJA é realizada neste parque de exposições e
atrai grande público a cada edição.

O Bairro Glória localiza-se em ponto alto e
permite uma boa visão da cidade

O grupo Amigos do Rio Uruguai reúne pessoas que
lutam pela preservação do manancial.








Nenhum comentário: