13 de abril de 2013

Arvores de porte médio para arborização urbana


   
  De modo geral, o porte das árvores de cada espécie é referido para aqueles exemplares isolados. Indivíduos da mesma espécie podem apresentar variações, conforme as condições do solo, potencial genético e clima da região. A variação no porte também ocorre em função da concorrência entre as árvores. Assim, indivíduos da mesma espécie plantados muito próximos entre si, atingem alturas maiores, do que se fossem plantados com maior espaçamento. Isto se dá pela necessidade da luz solar.
   As variáveis anteriores explicam porque algumas espécies são por vezes listadas como árvores de médio porte e em outros trabalhos podem aparecer como espécies de grande porte. Há também referências sobre o formato da copa, sistema radicular, entre outras características a serem observadas quando da escolha das espécies para plantio em vias públicas.
   Apesar de todos os trabalhos acadêmicos, a melhor referência é a própria cidade. A observação cuidadosa do comportamento das espécies já existentes indica aquelas que devem merecer preferência no plantio. Isso implica também a levar em conta a largura das calçadas, tipo de solo, proximidade dos prédios em relação ao passeio público, rede de energia elétrica, entre outros fatores.
   Nesta matéria, vou apresentar algumas espécies arbóreas que ocorrem principalmente na área urbana de São Borja-RS. Ao leitor poderão ocorrer surpresas pelo fato de que algumas espécies de ocorrência em regiões tropicais do Brasil poderem ser vistas aqui no Sul, já no limiar do Bioma Pampa. As espécies nativas aqui citadas são de ocorrência no território brasileiro.
    As espécies de médio porte são inadequadas para o plantio sob redes de energia elétricas. Uma observação pertinente: O ipê-amarelo (Tabebuia chrysotricha) e  a embaúba (Cecropia pachystachya), embora sejam consideradas de pequeno porte por muitos autores, aqui estão listadas como de médio porte em função de alguns exemplares atingirem a rede elétrica.  

Espécies nativas:

                               Camboatá-vermelho



Corticeira-do-banhado


Coqueiro, jerivá, palmeira-jerivá

Embaúba



Genipapo, jenipapo, jenipaba




Ipê-amarelo


Quaresmeira


Ingá-feijão


Pessegueiro-bravo


Espécies exóticas
                                      Árvore-da-china




Bauhínia, pata-de-vaca




Cássia-imperial



Espatódea



Figueira-de-jardim, figueira-vermelha


Magnólia-amarela


Melaleuca


Paineira-vermelha


Plátano

















Nenhum comentário: