24 de setembro de 2013

Uma festa para as árvores

Por Darci Bergmann


   Árvores em flor remetem a um clima de festa e de alegria. Além de encherem nossos olhos com paisagens lindas, elas nos proporcionam muitos outros benefícios. Não só a nós humanos. A outros seres vivos também. Tudo isso motivou a que se criasse a Festa Anual das Árvores, com duração de uma semana inteira. Como o Brasil tem nuances climáticas diferenciadas, a Festa Anual das Árvores é comemorada em duas épocas, conforme o Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela ocorre de 21 a 27 de setembro de cada ano. Nas regiões Norte e Nordeste, ela acontece na última semana do mês de março.




   O clima é de festa e de homenagem às árvores.  Isto é justo. Mas também é preciso uma reflexão profunda sobre o futuro delas aqui no Brasil e no Planeta inteiro. Parece que os espaços destinados às árvores estão cada vez mais restritos. Em algumas regiões, elas quase desapareceram ou foram substituídas por espécies vindas de fora - as chamadas exóticas. As cidades se expandem cada vez mais e nem sempre são contempladas com áreas verdes suficientes para uma boa qualidade de vida. Florestas nativas ainda são derrubadas para a implantação de pastagens e de cultivos agrícolas. As matas ciliares e aquelas das encostas mais íngremes cedem espaço ante o avanço da especulação imobiliária. Ainda são poucas as cidades no mundo que preservam o traçado original dos rios e da vegetação natural que protege as suas margens. 



   As leis são importantes para as árvores. As festas também. No entanto, só isto não basta. É preciso ter consciência individual e coletiva sobre a importância delas. E para que não se fique apenas no discurso, é preciso ter atitude e vontade de preservá-las com ações práticas de plantio e recuperação de áreas degradadas. Nas áreas urbanas, recomenda-se a escolha das espécies adequadas para cada local. Quem planta árvores tem mais motivos para curti-las e festejá-las. Elas nos fazem um bem infinito e nos brindam com muitas surpresas.   
    



Nenhum comentário: