1 de novembro de 2009

HERBICIDA EM ÁREA URBANA GERA DENÚNCIA AO MP

Fotos: Darci Bergmann
A aplicação de herbicida Clomazone (Gamit) com pulverizador manual em terreno contíguo à propriedade de Darci Bergmann causou deriva e atingiu milhares de mudas de espécies nativas. O fato ocorreu em fins do mês de agosto de 2007 e mais de 5 mil mudas foram destruídas, boa parte delas destinadas ao Projeto SEMEAR, da ASPAN. A questão foi encaminhada ao Ministério Público Estadual, tendo a PATRAM feito várias diligências e foi exarado laudo pericial pelo engenheiro agrônomo José Ênio de Jesus Abreu.
O Clomazone é altamente volátil, tendo inclusive, ultrapassado muro de alvenaria de 2m de altura e densa cortina vegetal. As aplicações aéreas desse produto em lavouras de arroz da região, assim como dessecantes à base de glifosato, estão entre os causadores de degradação ambiental pela destruição da flora nativa.
Em área urbana já ocorreram outros casos de uso impróprio do Clomazone, com prejuízos ao meio ambiente.
DERIVA DE AGROTÓXICOS MOBILIZA COMUNIDADE
OS MAIORES VILÕES SÃO OS HERBICIDAS
O mau uso da aviação agrícola, sem respeito às normas operacionais, a utilização de herbicidas como o Clomazone (Gamit) e dessecantes à base de glifosato tem causado injúria em culturas diversas, com prejuízos econômicos e ambientais.
No Fórum local tramitam ainda vários processos tendo como vítimas produtores rurais e réus empresas de aplicações aéreas de agrotóxicos.
Não obstante isso, a maior vítima é a biodiversidade da região, onde já se constata o definhamento e a morte de milhares de árvores.
A ASPAN, juntamente com associações de moradores, pessoas atingidas e outras indignadas com essa degradação ambiental está recolhendo assinaturas para que o assunto seja objeto de audiência pública na esfera do Ministério Público Estadual, pois a questão se reveste de interesse difuso da sociedade.
Nessa audiência pública pretende-se relatar a problemática, consubstanciada em vistorias a diversas localidades do Município e região.
Como se sabe não há nenhuma fiscalização a campo, no tocante às aplicações aéreas de agrotóxicos.
___________________
* As fotos mostram as injúrias provocadas por Clomazone em São Borja.

Nenhum comentário: