6 de julho de 2010

Estudo mostra as dificuldades de retirar CO2 da atmosfera

Mudanças Climáticas /

06/07/2010 - Autor: Fabiano Ávila - Fonte: CarbonoBrasil


Com os níveis alarmantes de dióxido de carbono (CO2) já presentes na atmosfera, estudos afirmam que mesmo se reduzíssemos as emissões a zero ainda assim sofreríamos os efeitos do aquecimento global.

Pensando nessa constatação, pesquisadores do Carnegie Institution realizaram modelos computacionais onde analisaram como o clima se comportaria se fosse adotada alguma medida capaz de extrair o CO2 em excesso da atmosfera.

Sem se focar em nenhuma tecnologia especifica, os cientistas calcularam que para cada 100 bilhões de toneladas de carbono removida da atmosfera a temperatura global reduziria em 0.16° C. Para se ter idéia da enormidade desse número, a maior emissora mundial, a China, emite pouco mais de seis bilhões de toneladas por ano.

Segundo o Carnegie Institution, esse processo de extração teria que ser mantido por várias décadas ou até se manter permanentemente dependendo do nível de emissões de gases do efeito estufa.

“Se um dia nós decidirmos que é necessário remover o carbono da atmosfera para evitar uma crise climática, provavelmente estaremos nos comprometendo com o processo por um longo período. É bem mais acessível evitar as emissões de CO2 agora do que tentar limpar toda a sujeira depois”, explicou Ken Caldeira, um dos autores do estudo.





Nenhum comentário: