26 de novembro de 2011

Intensificação ecológica da agricultura para preservação e lucratividade


  Comentários :: Publicado em 26/11/2011 na seção artigos :: Versões alternativas: Texto PDF


As perspectivas futuras sugerem que uma verdadeira revolução nos processos de produção agrícola terá que acontecer. Se por um lado o modelo produtivista, oriundo da revolução verde, tem mostrado seus limites, principalmente no que diz respeito ao uso insustentável de recursos naturais e nos impactos negativos que causam ao meio ambiente, por outro, estima-se que a população mundial deverá chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050, aumentando assim a demanda por alimentos, fibras, madeiras e, junte-se a essa lista: biocombustíveis.
Esse aumento na demanda será ainda maior do que uma simples progressão do aumento populacional, já que uma substancial melhora na qualidade de vida das populações menos favorecidas é esperada. Essa melhora na qualidade de vida terá que passar, inevitavelmente, por um maior uso per capta de produtos provenientes da agricultura.

A solução que por milênios foi adotada para contornar o problema do aumento da demanda por produtos agropecuários -- o desmatamento e a expansão agrícola -- simplesmente não é mais possível. Quase não há mais reservas de áreas agricultáveis e, desta, a grande maioria se encontra localizada na América do Sul e, portanto, distante do local onde a demanda será mais expressiva: na Ásia. Além disso, os níveis atuais de desmatamento já têm sido associados a importantes mudanças que ameaçam tanto a própria produção agrícola (aumento de pragas, redução da polinização em consequência da diminuição de abelhas, erosão do solo, etc.), quanto à perda da biodiversidade e as mudanças climáticas globais com suas consequências nefastas.

O desafio então se apresenta de forma clara: como atender as demandas em produtos agropecuários de uma população maior e com melhor qualidade de vida, de forma sustentável, sem aumentar a superfície cultivada e com menor disponibilidade de água e de energia fóssil? Para responder a esse desafio, uma nova proposta de modelo de produção surgiu na França no final desta primeira década do século 21 -- Os Sistemas de Produção Ecologicamente Intensivos e de alto valor ambiental. A intensificação ecológica significa conceber uma agricultura produtiva, econômica em insumos externos e menos nociva ao meio ambiente.

Neste modelo busca-se criar condições para que os mecanismos naturais dos ecossistemas sejam intensificados em vez de se subsidiar diretamente a produção com insumos. Isso significa, segundo o caso, eliminar ou reduzir as arações e gradagens e dessa forma otimizar o funcionamento do solo; usar plantas de cobertura e assim favorecer o desenvolvimento de minhocas e fixar o carbono; praticar o pousio melhorado para maximizar o período de fotossíntese, a produção de biomassa e a fixação biológica do nitrogênio ou, ainda, praticar ao máximo a luta biológica de pragas e doenças e conservar a biodiversidade.

Esse modelo não exclui o uso de fertilizantes nem de pesticidas, nem descarta os organismos geneticamente modificados, mas estes são praticados de forma muito mais racional, apenas em complemento às melhores práticas agroecológicas a fim de garantir ganhos na qualidade ambiental sem comprometer a lucratividade.

Uma agricultura ecologicamente intensiva e de alto valor ambiental supõe um manejo das técnicas agrícolas e da organização espacial muito mais complexa do que aquelas utilizadas hoje, aplicando-se aos mais diferentes níveis de manejo do agroecossistema - do talhão à bacia hidrográfica.

Assim, essa forma de agricultura é intensiva não somente ao nível das funcionalidades ecológicas, mas necessita também uma forte intensificação dos conhecimentos e uma visão holística do processo produtivo, além de uma gestão integrada dos diferentes usuários dos ecossistemas. Aí está, sem dúvidas, uma grande e necessária evolução.

AUTORIA

Inácio de Barros, Carlos Roberto Martins, Fernando Luis Dultra Cintra
Pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros
Aracaju (SE)

Links referenciados

Embrapa Tabuleiros Costeiros
www.cpatc.embrapa.br

Fernando Luis Dultra Cintra
lattes.cnpq.br/0245808078353797

Inácio de Barros
lattes.cnpq.br/4277074339786476

Fonte acessada: AGROSOFT

Nenhum comentário: