16 de janeiro de 2012

Árvores asfaltadas

O espaço livre em torno da árvore foi recoberto com asfalto e  depois brita.

Fotos: Sérgio Isbrecht
Rua Aparício Mariense, entre Félix da Cunha e Cândido Falcão
São Borja/RS, 16/01/2012



Por Darci Bergmann

   Não bastassem todas as dificuldades que as árvores urbanas enfrentam num meio cada vez mais hostil e artificializado, agora elas também são sufocadas por um colarinho de asfalto. Pelo menos é o que está fazendo a Prefeitura Municipal de São Borja. Muitas pessoas me ligaram estranhando tal procedimento. A prática contraria a lei municipal. O poder público, que deveria zelar pelo cumprimento da legislação, dá um mau exemplo de conduta ambiental. Talvez a intenção fosse recobrir as raízes expostas. Mas há que se respeitar uma área mínima em torno do tronco das árvores para que ocorra alguma infiltração das águas pluviais e um pouco de oxigenação do solo.

   Não é só na questão do asfaltamento das árvores.  No que se refere ao plantio a dimensão mínima das covas também não é observada pela Prefeitura, na maioria das vezes. As secretarias municipais parecem atuar em descompasso. O setor do meio ambiente demonstra ter dificuldade de impor aos demais órgãos o respeito à legislação ambiental.

Nem na coleta seletiva a lei ambiental é respeitada.

    Uma camioneta com corneta barulhenta anda recolhendo lixo seco pela cidade. Nem o código de posturas é respeitado. Muito barulho para pouco resíduo recolhido. Os catadores sem alarde recolhem mais.     
  Como se sabe, os municípios podem fazer o licenciamento ambiental de muitas atividades e ao mesmo tempo aplicar a legislação vigente nessa área, inclusive a estadual e federal na ausência dessas esferas de poder. Aí está uma das questões que mais preocupam. Tais procedimentos deveriam ser da alçada de funcionários públicos concursados e não de pessoas indicadas pelos prefeitos - os chamados cargos de confiança.  Estes, muitas vezes, na ânsia de se manterem nos cargos, fazem vistas grossas e atendem aos apelos eleitoreiros dos superiores, vilipendiando a legislação que deveria ser cumprida. São fartos os maus exemplos dessa conduta nefasta à  arborização e ao meio ambiente em geral.
________________________________________________________________
Mais sobre o tema: 
Prefeitura Aniquila Árvores
A lajota
Pintura de mau gosto

Nenhum comentário: