14 de setembro de 2012

Quando o poder público depreda


Por Darci Bergmann

O mesmo poder que concede o licenciamento ambiental pode ser o responsável por danos ao patrimônio das pessoas e ao meio ambiente. As reclamações já são rotineiras. Obras e serviços feitos na tropelia pela Prefeitura de São Borja são alguns exemplos dos danos sofridos pelos moradores. Nem as árvores escapam dessa volúpia obreira às vésperas das eleições que ocorrerão em 7 de outubro deste ano de 2012.
A prefeitura quer 'mostrar serviço'. Iniciou obras em diversos locais, mas ninguém sabe se elas vão continuar depois das eleições e se há recursos para isso. 
Alguns moradores, inconformados com a destruição de passeios públicos, muros, grades e retirada de árvores sem necessidade, estão procurando na justiça a reparação dos danos.

Este é o caso da senhora Catarina Barbosa dos Santos, moradora da Rua Anselmo Campos da Rosa, nº 582, que me comunicou sobre os prejuízos causados pela municipalidade de São Borja. Fui ao local e constatei a veracidade dos fatos. A obra pretendida era uma rede coletora pluvial. Apenas uma árvore -  uma canela-de-tempero - precisaria ser removida. A equipe dos trabalhos mostrou 'documento' licenciando a remoção de mais duas  árvores: um pé de manga em floração e um pé de ipê-roxo, árvore-símbolo de São Borja. Não havia conflito dessas árvores com a rede elétrica e nem atrapalhariam a passagem dos tubos da rede coletora. Foram removidas assim mesmo. 
Nem o passeio público foi poupado pelo 'vandalismo oficial'. 




Fica a pergunta. A Prefeitura Municipal de São Borja vai ressarcir a proprietária?. Vai plantar alguma muda no local como medida compensatória da depredação do verde público?

Um comentário:

Tiago G. Lopes disse...

Darci, fico indignado com as ações feitas pela atual secretaria do meio ambiente. Um crime contra a natureza o que eles têm feito nas ruas de nossa cidade. Não dá só para adaptar as raízes excedentes e deixar a pobre árvore ali? Justamente um dos símbolos da natureza sendo destruído pelo poder público. Triste, muito triste.