29 de outubro de 2012

Canarinho-da-terra com ninho sustentável

Na foto acima: Um  canarinho-da-terra macho ajuda
na preparação do ninho em garrafa de pet

O canarinho-da-terra aceita bem o ninho alternativo.
 O macho exibe coloração amarelada (foto superior)

Por Darci Bergmann

   A moda pegou. Agora é comum a expressão sustentável para definir muitas ações do nosso cotidiano. Nas coisas mais simples podemos aplicar esse conceito. Tal postura, se não resolve os problemas ambientais desta civilização tecnocrática, pelo menos ameniza os nossos impactos sobre a natureza.
   Aqui vai uma sugestão. Trata-se de atrair o canarinho-da-terra para perto das moradias urbanas. É fácil e a avezinha fica livre. Basta colocar ninhos à sua disposição. Estes podem ser confeccionados com garrafas pet, aquelas de refrigerante. Com pequeno investimento em tempo e dinheiro. 
Material necessário:
a) garrafas pet, 
b)tinta para plástico base água, cor neutra de preferência (cinza, marrom, verde). Aproveite as sobras de tinta.
c)Tesoura ou tubo de metal de 2,50 centímetros de diâmetro.
d) Fios de arame para suspensão do ninho.
e) Graveto ou similar para o poleiro.
Modo de fazer:
Antes de pintar: 1-Retire a tampa da garrafa, para melhor aeração.
2 - Com tesoura, e a uma distância de 10 cm do fundo da garrafa, faça um furo com 2,5 cm de diâmetro - que é a porta de acesso ao ninho. Mais prático, é aquecer um tubo de metal com 2,5 cm de diâmetro e com ele fazer a 'porta' de acesso. 
3 - Faça pequenos furos de drenagem no fundo da garrafa de pet. 
4 - Com tesoura ou  chave de fenda aquecida faça também dois furos laterais na garrafa - para embutir o graveto que servirá de poleiro. Este dispositivo é opcional.
5 - Pinte a garrafa para manter privacidade e uma sensação de segurança. As garrafas translúcidas não foram aceitas pelos canarinhos, nem pelas corruíras. 
6 - Agora pronta, pendure em locais sombreados em altura superior a 2 metros, amarrando com os fios de arame. Em locais com muito trânsito de pessoas, é recomendável pendurar as garrafas em alturas acima de 3,50 metros. Agora é esperar a vinda dos novos moradores.
Dicas: 1) É recomendável que uma vez por ano se faça a limpeza do ninho. Com um gancho de arame faz-se a retirada das sobras de palhas e fibras que as aves usaram para forração.
            2) A tampa da garrafa deve ser retirada para evitar o excesso de calor. Não há perigo de os filhotes se molharem em dias de chuva, pois eles serão protegidos pelos pais.
  
Acima, uma fêmea de canarinho-da-terra aprecia
a paisagem em volta à sua  'casa'
Canário-da-terra: o macho ajuda na confecção do ninho,
transportando palhas e fibras diversas.


Leia também:


2 comentários:

Anônimo disse...

o puleiro atravessa a garrafa?

Darci Bergmann disse...

O puleiro é opcional. Ele pode, sim, atravessar a garrafa, mais pela lateral, deixando a parte central livre para a circulação das aves.