29 de maio de 2014

Brasil padrão Fifa


O artista se chama Paulo Ito, do Bairro de Pompéia, em São Paulo-SP


Por Darci Bergmann


Como gostaria que no Brasil fosse tudo no padrão Fifa. Eis que agora padrão Fifa é sinônimo de qualidade
Assim, não teríamos tantas cenas de violência. 
Não veríamos as televisões mostrando as pessoas amontoadas nos hospitais ou esperando meses e anos por uma cirurgia pelo SUS.

Não veríamos o trânsito caótico das cidades e as pessoas espremidas em trens e ônibus como se fosse gado em brete de curral.
Não teríamos tantas moradias em áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios, que deveriam estar ocupadas pela vegetação protetora.  
No padrão Fifa, as nossas cidades  seriam mais limpas, com saneamento básico, reciclagem e destinação correta do lixo, mais áreas verdes e mais segurança.
No padrão Fifa, a educação seria uma das prioridades, começando com a remuneração adequada dos profissionais do ensino. Só para lembrar. Tem educadores que, trabalhando uma vida inteira, recebem menos do que alguns jogadores de futebol num único mês.
No padrão Fifa, os governos deveriam fornecer obras e serviços de qualidade. Para isso, toda a eficiência é necessária, eliminando-se o desperdício com propagandas e a utilização do poder para empregar amigos e correligionários. Nenhum turista estrangeiro entende porque um país com tantas mazelas tem um governo com trinta e nove ministérios.
Pelo que se percebe, o padrão Fifa no Brasil é focado apenas no evento Copa do Mundo. Nem as obras de mobilidade urbana e outras melhorias tão alardeadas como ganhos para a sociedade ficarão concluídas. Mas a claque palaciana recheia os noticiários com propaganda enganosa. Claro, com dinheiro dos nossos impostos. 
Padrão Fifa é só para os estádios. Para o povo brasileiro continua tudo padrão fifi. 
Vou torcer pela nossa seleção. Mas depois da Copa, vou torcer para que as coisas mudem neste País.
  



Nenhum comentário: