19 de agosto de 2012

Hospital Ivan Goulart recebe apoio da comunidade


Por Darci Bergmann


De diversas formas empresas e pessoas da comunidade são borjense vem apoiando o Hospital Ivan Goulart, o único da cidade. A empresa Pirahy Alimentos tem tido atuação marcante nesse trabalho comunitário. A convite da empresa e da direção do Hospital, em algumas ocasiões tenho feito supervisão técnica em trabalhos de paisagismo e principalmente na melhoria da arborização no entorno da casa de saúde. É a minha modesta colaboração. 
De outra parte é uma oportunidade para que mais pessoas sejam sensibilizadas sobre alguns procedimentos no que se refere aos cuidados com as nossas árvores. Principalmente sobre a escolha das espécies a serem plantadas em cada local e os serviços de poda, quando necessários.

Melhorando o aspecto geral das árvores

As podas de árvores adultas requerem atenção especial em dois aspectos, principalmente: 1) a segurança dos operadores e no local da operação, com isolamento da área; 2) a realização dos serviços com equipamento apropriado e seguindo as técnicas da dendro-cirurgia.
A foto acima mostra um panorama geral do cenário. A pintura dos troncos
com cal não se recomenda. No caso em tela essa pintura foi feita  anteriormente
e será removida através de 'escovação'.
Tive a sorte de contar com operador de motosserra com boa experiência, caminhão com cesta acoplada em  braço tipo 'munck' e a equipe motivada com apoio de um técnico de segurança de trabalho, cedidos pela Pirahy Alimentos.

A poda é uma intervenção cirúrgica e como tal precisa de procedimentos corretos

Na sequência de fotos abaixo é possível ver alguns desses procedimentos.
Por fim,  é recomendável que a superfície exposta pelo corte do ramo seja protegida com algum produto que favoreça a cicatrização. Uma alternativa barata e eficiente é o pincelamento com hidro-asfalto. O produto é vendido em lojas de material de construção e ferragens.  



A superfície exposta, como na foto acima, pode ser pincelada
com hidro-asfalto. Isto favorece a cicatrização.









Nenhum comentário: