3 de maio de 2010

A ERA DA SUSTENTABILIDADE

Foto: Darci Bergmann


Por Berfran Rosado*


A história da humanidade apresenta-nos vários exemplos da enorme capacidade do homem de buscar alternativas que melhorassem suas condições de vida. Foi assim com a invenção do fogo, da roda, com o surgimento da escrita e, sobretudo, na história mais recente, com as lutas empreendidas para a conquista dos direitos individuais que garantiram uma vida mais digna às pessoas. Obtivemos importantes avanços quando lutamos pela liberdade, pela justiça social, pela igualdade de direitos, pela democracia, pelo combate à miséria e à fome. Agora é o momento de trabalharmos pela sustentabilidade ambiental, elevando-a ao mesmo patamar das demais lutas. Há muito a ser feito pelo poder público, pelo setor produtivo e a sociedade, pois esta não é uma luta de uma categoria, mas de todos os cidadãos.

Nem sociedade, nem setor produtivo, tampouco o poder público estão cumprindo, integralmente, com suas responsabilidades frente às demandas ambientais. Esta situação precisa mudar com urgência; de nossa resposta depende o futuro do planeta. Não há outro tempo, nem outra vida, para cuidarmos dos recursos naturais. Proteger o ambiente deve ser a pauta prioritária dos governos, a meta do setor produtivo e o agir da sociedade. Há três grandes razões para ajustar-nos. A primeira trata do regramento legal, já que existe uma política nacional, estadual e municipal de meio ambiente, que busca harmonizar a produção com a proteção ambiental. A outra refere-se ao caráter ético de nossas escolhas. Devemos respeitar os espaços e direitos dos outros. Assim, não podemos dispor dos recursos naturais como se eles fossem bens particulares, e sim, tratá-los como bens comuns da sociedade. E, por último, há o aspecto comercial, em que os consumidores optam por mercadorias produzidas a partir de práticas sustentáveis.

Precisamos ter consciência ecológica, atitudes cidadãs e ações preventivas. É fundamental a reeducação dos hábitos de consumo, a redução do descarte, a reutilização dos resíduos, criando novos produtos, além da reciclagem, que inicia um novo processo produtivo. Proteger os recursos naturais não é somente uma questão ambiental, é também social e econômica, pois sua escassez impossibilitará a produção, reduzindo as oportunidades de emprego. A humanidade deve dar nova demonstração de seu poder transformador e eleger esta como a era da sustentabilidade, a fim de garantir mais qualidade de vida para a atual e para as próximas gerações, através de um ambiente mais saudável.

*Deputado, ex-secretário estadual do Meio Ambiente
  Fonte: Zero Hora, 18/04/2010, pág. 18

Nenhum comentário: