21 de maio de 2010

PRÁTICAS AMBIENTAIS NO FAZER PEDAGÓGICO

                                         


Por Darci Bergmann

        Dentro da programação do 17º Seminário de Educação - Internacional, em data de 21 de maio corrente, ministrei  minicurso sobre o tema Práticas Ambientais no Fazer Pedagógico, em Giruá-RS. Em torno de 70 pessoas de vários municípios acompanharam esse minicurso. O Seminário reuniu um público estimado em 600 pessoas. Apresentei algumas experiências práticas que podem auxiliar na pedagogia das questões ambientais.
Práticas simples e que nem sempre precisam de estruturas complexas podem ser valiosas nessa questão.
        Entre os tópicos abordados há o que se refere à Gestão Ambiental na Escola, tendo como objetivo final a Escola Sustentável. Este é um conceito quem vem sendo trabalhado, tornando a escola mais dinâmica, ou seja, criando-se um cenário onde todo o espaço físico da instituição deve ser adaptado para uma nova forma de educação ambiental, a partir de um diagnóstico ambiental elaborado por um Grupo de Trabalho Ambiental, interdisciplinar.
       Roteiro para implantação da Gestão ambiental na Escola - como primeira medida, deve-se criar um Grupo de Trabalho Ambiental - GTA, composto por docentes, alunos e funcionários, tendo um coordenador. O GTA irá fazer um Diagnóstico Ambiental, a partir de observações e sugestões colhidas na comunidade escolar. O diagnóstico ambiental leva em conta os temas mais evidentes em cada escola, tais como resíduos sólidos, arborização, poluição sonora, água, energia, aspectos administrativos que podem auxiliar na reduçaõ de desperdíos, etc.
       Definição dos temas prioritários para serem trabalhados e cronograma por semestre ou ano. A cada semestre ou ano são adionadas novas ações, mas sem interromper aquelas já implantadas. Periodicamente fazer uma avaliação dos resultados e correção dos rumos se for o caso.
       Equipe diretiva - A equipe diretiva da escola deve ter a vontade expressa de implantar um sistema de gestão ambiental, pois o sucesso em grande parte dela depende. 
Uma vez constituído o GTA, realizado o diagnóstico ambiental, elencadas as prioridades e o cronograma de atividades, tudo fica mais fácil. Começar pelas ações mais simples, pois elas quase sempre dão melhores resultados.
      
                                                          

Nenhum comentário: