Há vários anos o ambientalista Darci Bergmann mantem uma trilha urbana destinada à educação ambiental. Milhares de pessoas já frequentaram o local, inclusive de outras cidades do Brasil e exterior. Ali existe um auditório rústico, sob a copada de árvores, um viveiro com produção de mais de cem espécies de mudas florestais nativas, setor de compostagem e um bosque com mais de 50 espécies arbóreas. Para se ter uma ideia, no ano de 2006 foram realizadas 39 oficinas palestras, dezenas de grupos fizeram caminhadas pela trilha, com público de mais de 1.600 pessoas, dentro das atividades do Projeto SEMEAR. Os participantes são oriundos de escolas, empresas, igrejas e pessoas em geral. O cenário propício remete à reflexão sobre os problemas ambientais e é uma ferramenta valiosa de educação ambiental. Vale lembrar que no início dos trabalhos, o local recebeu a visita do saudoso ambientalista José Antônio Lutzenberger e da sua filha Lili. A cada ano o cenário recebe melhorias. Na foto superior, alunos e professores da Escola Municipal Onze de Junho, em 2006 e na inferior uma comitiva da cidade de Chapecó-SC em 08/01/2010.
É permitida a reprodução de textos e fotos para fins educativos, não comerciais, citando a fonte. Revistas, jornais e boletins periódicos ficam autorizados a publicar matérias assinadas pelo titular deste blog, citando a fonte e autoria.
Seguidores
Apresentação
Engenheiro agrônomo (UFSM) ambientalista, fundou e presidiu por várias vezes a Associação São Borjense de Proteção ao Ambiente Natural - ASPAN, São Borja - RS, Brazil
Nenhum comentário:
Postar um comentário