10 de agosto de 2010

Aumento das temperaturas pode prejudicar rizicultura

10/08/2010 - Autor: Fernanda B. Müller - Fonte: CarbonoBrasil


Um novo estudo publicado na última edição do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences e desenvolvido com dados reais de vários pontos de produção de arroz na Ásia, indica que o aumento das temperaturas pode prejudicar a produtividade.

Para minimizar o problema, que pode resultar em uma crise global no setor alimentício, os agricultores teriam que adaptar as práticas de manejo das culturas de arroz e passar a plantar variedades mais tolerantes ao calor.

O grupo de cientistas, liderado por Jarrod Welch da Universidade da Califórnia, descobriu que a produtividade do arroz cai com o aumento contínuo das temperaturas no período noturno.

“Com poucas exceções, grande parte dos estudos estatísticos sobre a temperatura e a produtividade do arroz focaram nos impactos das médias diárias da temperatura”, explicam os pesquisadores que utilizaram dados do período 1994-1999.

O estudo demonstra que o aumento das temperaturas ao longo dos últimos 25 anos já reduziu a taxa de crescimento da produtividade entre 10-20% em vários locais

Nenhum comentário: