25 de agosto de 2010

Ouro jogado no lixo


Por Darci Bergmann

O esbanjamento de matérias primas ainda persiste. Talvez por pouco tempo. O aumento do poder aquisitivo das populações na maioria dos países faz com que a demanda por matérias primas também aumente. Mas o mundo já se depara com a escassez de alguns metais e minerais imprescindìveis à fabricação de vários produtos. A reciclagem surge como alternativa para o suprimento dessa matéria prima.
É bem provável que num futuro próximo muitos objetos que hoje são considerados lixo sejam vistos como fonte valiosa de suprimentos à indústria. Entre esses resíduos estão os eletro-eletrônicos, aí incluídos os produtos da informática. Eles contém metais valiosos. Inclusive ouro. Em artigo recente na Deutsche Welle um empresário ao se referir aos aparelhos de celular afirmou: "Cada celular tem aproximadamente 23 miligramas de ouro, em média. No mundo inteiro, cerca de 1,3 bilhão de celulares são produzidos por ano. Desses, apenas 10% são, de fato, reciclados. Isso quer dizer que a humanidade joga, a cada ano, cerca de 20 a 22 toneladas de ouro no lixo", ressalta Schneider.

Nossos desperdícios de cada dia

Nossos hábitos de consumo são tremendamente esbanjadores. Vejamos um caso entre tantos outros. As garrafas de cerveja tem as tampas de latão - material ferroso. Alguém já calculou quantas dessas garrafas são consumidas por dia e onde vão parar o vidro e as tampas de metal? Quanto desse vidro e quanto desse metal é efetivamente reciclado? Parte considerável dessas matérias são jogadas no ambiente e ali causam problemas. Às vezes práticas simples podem mudar essa realidade de desperdício. As tampas metálicas de garrafas e outros pequenos resíduos ferrosos podem ser colocados num recipiente ferroso maior. Depois de fechados são destinados aos catadores ou levados às sucatas. Assim não apresentam riscos às pessoas e animais e não se perdem pela corrosão quando são jogados no ambiente. 

Atitudes simples e que melhoram a coleta. Alguns exemplos.













 

   







Existem diversas maneiras de facilitar a coleta e o destino correto de materiais

Cada pessoa pode estabelecer as práticas de sua preferência. O importante é que a questão do lixo seja tratada de forma a aproveitar melhor os materiais, desde a fonte geradora - a nossa casa ou nosso local de trabalho.

Saiba mais: 1)Lixo ganha importância
2)Práticas de compostagem
3)Política nacional de resíduos sólidos
4)Reciclando

Nenhum comentário: