1 de agosto de 2010

Estudo mostra que agrotóxicos reduzem biodiversidade do solo

Do Portal Funcap Ciência

Por Alan Rodrigues

20/11/2009

Um estudo realizado em 2008 por pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) mostrou que a aplicação de agrotóxicos em plantas pode afetar a biodiversidade do solo. O grupo coletou amostras de solo de duas áreas vizinhas, sendo uma delas contaminada por substâncias tóxicas e a outra livre desses compostos, e comparou a diversidade de animais invertebrados existentes em ambas. A equipe constatou que o solo livre de agrotóxicos possuía maior variedade. Os resultados da pesquisa foram apresentados no Encontro Intercontinental sobre a Natureza, realizado entre os dias 10 e 15 de novembro, no Centro de Convenções, em Fortaleza.

A biodiversidade é importante para os solos usados na agricultura porque a atividade biológica elimina agentes patogênicos, decompõe a matéria orgânica e outros poluentes em componentes mais simples (frequentemente menos nocivos) e contribui para a manutenção das propriedades físicas e bioquímicas necessárias para a fertilidade e estrutura dos solos. A minhoca, por exemplo, cava galerias que permitem a entrada de oxigênio. Além disso, ela é responsável pela produção do húmus, o adubo mais rico disponível para a atividade.

De acordo com Rodrigo Alexandre de Lima, graduando de Agronomia da Uespi e um dos pesquisadores envolvidos, o primeiro passo foi separar o material coletado. “A macrofauna epiedáfica (invertebrados encontrados na superfície, como besouros e algumas formigas) foi coletada com uma armadilha de queda. Separamos esse material da macrofauna eudáfica (invertebrados encontrados dentro do solo, como minhocas e tatuzinhos de jardim)”, informa.

Para cada camada de solo, o grupo identificou o número de espécies existentes e a quantidade de organismos de cada espécie. “Os dados do solo contaminado revelaram número menor de espécies de alguns invertebrados, em comparação com os da área livre de agrotóxicos. Isso demonstra os efeitos lesivos desses compostos à biodiversidade”, destaca.

Rodrigo ressalta que a pesquisa pode subsidiar projetos que utilizem a biodiversidade do solo como indicador de impacto ambiental. “Já estamos desenvolvendo esses estudos”, adianta. Segundo o pesquisador, os resultados também podem ser utilizados para conscientizar produtores que aplicam agrotóxicos em suas plantações. “Vamos procurar orientá-los sobre os malefícios que esses compostos causam ao solo”.

Fonte: http://www.funcap.ce.gov.br/agencia-funcap-estudo-mostra-que-agrotoxicos-reduzem-a-biodiversidade-do-solo

Nenhum comentário: