14 de junho de 2010

POLUIÇÃO SONORA DAS CORNETAS PLÁSTICAS

Por Darci Bergmann


Vuvuzela, a corneta plástica usada em estádios de futebol e outros eventos, irrita muitas pessoas. Mesmo torcedores aficionados tem restrições a esse instrumento. A perturbação ao sossego público em si já é perda de qualidade de vida. Mas os danos causados pelo instrumento vão além, conforme estudos recentemente divulgados. Primeiro pela poluição sonora em que algumas versões dessa geringonça podem atingir até 125 decibéis. Segundo porque pode prejudicar os pulmões, de acordo com o artigo Alemães pedem proibição da vuvuzela, publicado no site da Deutsche Welle. Num trecho do artigo consta: "Instrumento pode afetar audição e transmitir doenças

Médicos alertam sobre perigos do artigo. Segundo especialistas do Hospital Universitário de Münster, a corneta sul-africana pode produzir até 125 decibéis, som mais alto que uma serra elétrica. Por isso, em espaços públicos, os fãs de futebol devem se prevenir. 'Quando alguém próximo tirar a vuvuzela da bolsa, é recomendável lançar mãos de tampões de ouvido', recomenda Hendrik Berssenbrügge, médico-chefe do hospital. Segundo ele, a corneta, quando tocada próxima ao ouvido, pode provocar danos no órgão auditivo.

 Além disso, o instrumento também é uma ameaça aos pulmões, afirma estudo de infectologistas britânicos. De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Ärzte Zeitung, publicação alemã direcionada a médicos, vuvuzelas podem disseminar germes de infecções, como resfriados e gripes, muito mais rapidamente do que tosses ou gritos”.
 
Em cidades aqui no Brasil, as cornetas plásticas barulhentas também são usadas por alguns vendedores ambulantes que não respeitam o direito ao descanso nos domingos e feriados. No meu bairro, muitas pessoas se queixam de vendedores de guloseimas tipo algodão doce, sacolés e outras do gênero que anunciam com barulho. Depois do almoço, uma pequena soneca faz bem. Mas isso quando não se é perturbado pelo ruído estridente das cornetas. A forma de protesto que algumas pessoas encontraram é não adquirir produtos anunciados com barulho.
Quanto aos esportes é bom torcer pelo time de sua preferência. Mas deve haver comedimento com relação ao barulho das cornetas, buzinas e bombas porque todo o excesso pode ser prejudicial. Alguns torcedores, talvez pela ingestão de bebidas alcóolicas, não se impõem limites e perturbam as pessoas que precisam repousar. Esse tipo de comportamento até contradiz a filosofia do esporte que é a de promover o bem estar físico e mental. 
 
 

Saiba mais:
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5683235,00.html

Nenhum comentário: